Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: meninos maluquinhos soteropolitanos em alerta

Publicado em 11/08/2016, às 05h59   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Meninos Maluquinhos

A Polícia Federal continua investigando a quadrilha de jovens de classe média de Salvador que atuava na fraude de licitação de livros escolares no estado da Bahia. Novas prisões poderão aparecer no noticiário estadual. O Bocão News ficou sabendo que dois deles estão viajando constantemente para o eixo Rio-São Paulo com intuito de se livrar das pulseiras de ouro.

Isidório cantor

De médico e louco todo mundo tem um pouco. O problema é que para Isidório vai além: perpassar por seus dotes de cantor. O postulante ao Palácio Thomé de Souza lançou seu jingle para os mais chegados e um fato que chamou atenção foi ele mesmo ser o cantor. Na verdade, o pedetista pegou o seu jingle de campanha para deputado estadual e deu uma aprimorada na letra contextualizando para o cenário atual. De besta, ali não tem nada. Economizou até na música que, por incrível que pareça, fixa como chiclete. E na convenção? Foi um tal de doido pra lá, doido pra cá, tambor rolando, botijão de gás e bíblia, mas aqui pra nós, de doido o ex-gay, ex-drogado, ex-aidético, como se auto intitula, não tem nada!

Bassuma, olhe a hora!

Durante a longa, porém animada, convenção do deputado sargento Isidório, candidato a prefeito de Salvador, a espera maior foi pelo governador Rui Costa, estrela da festa. O chefe do Palácio de Ondina chegou já à noite, depois de quase todos os discursos, mas, mais atrasado do que Rui foi o vice de Isidório, Luiz Bassuma.  Atrasado, chegou já com o palanque mais que armado. Porém, logo deu um jeitinho de se juntar a turma sem ninguém perceber o atraso.

Sebo nas canelas

A não ida de ACM Neto (DEM) para o interior tem gerado dois comentários nos bastidores políticos: Neto não quer brincar em serviço e abandonar. Ao invés de gastar o sebo nas canelas Bahia afora, vai gastar nos bairros de Salvador. O fato tem gerado muito piada entre os seus candidatos nas mais diversas cidades baianas. Os adversários sempre jogam o argumento de que Neto não foi “para não se misturar”. O povo joga pesado.

Vuco vuco democrata

A convenção que oficializou a candidatura do prefeito ACM Neto (DEM), ao lado do seu candidato à vice Bruno Reis (PMDB), deu e sobrou no espaço Unique, no Caminho das Árvores. Era muita gente para pouco espaço e quem ficou ao lado da entrada do palanque por onde o gestor passaria viveu poucas e ruins. O empurra-empurra foi generalizado e, até o final do evento, duas pessoas tiveram que ser retiradas do aperto após mal-estar. Sem falar nos choques que a estrutura metálica que servia de corrimão do acesso ao palanque estava dando em quem tentasse se firmar no vuco-vuco desorganizado.

Aliados à mercê

Uma barreira montada para proteger um espaço privilegiado na subida do palanque também promoveu cenas inusitadas. Muitos foram os que tentavam dar a famosa carteirada na esperança de adentrar ao local restrito e subir para ficar e aparecer nas fotos em cima do palanque. Em sua maioria, eram vereadores do interior que, desesperados com o empurra-empurra, tentavam se livrar dos apuros e chegar ao palanque. Fica a dica para a organização do DEM, em próximo evento de porte semelhante ou maior, espaço para sua militância e aliados deve ser o item número um.

Altas reclamações

Por falar em número um, o chefe do cerimonial da prefeitura, Jairo Carvalho, tem sido alvo de ferrenhas críticas. Em um desses eventos badalados da gestão, o chefão teria saído maltratando e barrando funcionários e assessores da prefeitura. Palavras como arrogante e boçal foram as pequenas proferidas por quem vivenciou o tratamento dispensado pelo cerimonialista-mor do prefeito. Os correligionários do próprio ACM Neto chegaram a chama-lo de “coronel”.

No zap zap

Apesar de estar no ninho tucano, o ex-secretário de Urbanismo, Silvio Pinheiro, parece que ainda não se desligou totalmente do Solidariedade. O ex-titular da pasta continua no grupo do WhatsApp do partido. Segundo o tucano, ele tem grande amigos no SD. O presidente estadual do SD, Luciano Araujo, ao saber disso, disse na convenção de Neto: "estamos sempre de braços abertos para recebê-lo". Será que rola? Aliás, diga-se de passagem, Silvio também permanece no grupo da Sucom, pasta que deixou em junho.

A embolação de Jequié

Lideranças políticas estão satisfeitas com o apoio nada velado de Rui Costa para o candidato do PDT em Jequié. Dizem que a entrada do governador na eleição traz bons frutos. Por que? Se perder a fatura é do Palácio de Ondina e quem está apoiando o candidato do governador ainda sai com bônus e dividendos na história.

Vacas magras

Rui estava evitando participar diretamente nas eleições municipais, justamente porque sabe que tantos a derrotas, quanto os apoios, custam caro. E essa fatura não encontra lastro nos cofres esvaziados do governo estadual.

Baba desorganizado

Marqueteiro com larga experiência foi chamado na “xinxa” pelo cacique maior do projeto para auxiliar a campanha de Alice Portugal. De mau grado, aceitou. E nos bastidores o que corre é que ele está assombrado com a desorganização vista até o momento.

Briga solidária?

Por falar em Solidariedade, o pau vai comer até a formalização das chapas proporcionais. Integrantes do partido estão pirados com a possibilidade de coligarem com o PV. A chance de junção das duas siglas em Salvador é chamada de “suicídio” político por parte dos filiados. O peso das duas agremiações pode atrapalhar mais os membros do SD do que dos verdes. Vai ser um cacete armado! Kátia, Geraldo Jr. e J. Carlos Filho não gostaram nada.

Contagem regressiva

Os vereadores da oposição em Salvador, como Aladilce Souza (PCdoB) e Gilmar Santiago (PT) penaram horrores com os protestos dos mototaxistas na galeria. Os manifestantes queriam que o projeto que regularizava a profissão da categoria fosse votado o quanto antes, mas a oposição seguiu na operação de obstruir a sessão. Quando faltavam 10 segundos eles começavam a contagem regressiva até o fim da fala. O fato arrancou boas gargalhadas dos governistas.

Pedido divino

A informação que corre nos corredores da Assembleia é a de que o deputado Marcelo Nilo (PSD) está pedindo a Deus que o deputado Zé Neto (PT) – que vai disputar a prefeitura de Feira de Santana – continue como líder do governo. O fato é que para muitos, o petista não tem o traquejo ideal para arrumar a vida do governo na ALBA. Nilo, fazendo do limão uma limonada, usa o artifício para arrumar o baba e entregar a fatura.

Cadê Lucinha?

Muitos andam se perguntando porque a militante do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Vera Lúcia Barbosa, deixou a Secretaria de Promoção Racial, sem nenhum tipo de reforma administrativa do governo Rui e beirando as eleições. Oficialmente, Lucinha, assim como a nova secretária, Fabya Reis (mulher do deputado federal Valmir Assunção), diz que sairá para tratar de assuntos pessoais. Mas a verdade é que Lucinha perdeu a paciência com o pouco recurso direcionados às duas pastas que comandou – Secretaria de Políticas para as Mulheres (criada para aglutinar militantes de uma tendência específica do PT) e agora a Sepromi. Lucinha não conseguia dar continuidade à alguns projetos e, segundo fontes do Bocão News, já não mais aguentava a pressão. Resolveu voltar a plantar em Eunápolis!

Briga do betume

Não convidem os vereadores Duda Sanches (DEM) e Paulo Magalhães Júnior (PV) para a mesma mesa, os dois não se bicam e o pau já comeu pelo Whatsapp. Duda acusa Paulo de posar de pai do asfalto que não é dele. E aí? Inclusive, Paulo é visto com maus olhos por boa parte da CMS por conta desse comportamento. Aguardem mais informações na próxima Coluna...
Mulherão

Um deputado federal baiano tem ostentado ao seu lado um tremendo mulherão. Até aí, nada de errado. O problema é que aos olhos do seu eleitorado, ele ainda é visto como o marido de uma política que está sempre ao seu lado. Até onde vai a dupla face? 

Diário de audiências da Louos...

A lei já foi aprovada, mas vale um registro dos tempos de audiências: chegava a ser engraçado nas audiências da Louos ver o pessoal do Alphaville lutando pelo meio ambiente. Eles, que moram numa das áreas que mais foi devastada pelo setor imobiliário, nunca pensaram nisso. Ah, o tempo...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp