Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: a saga dos vices e a farinha do mesmo saco

Publicado em 28/07/2016, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Rei dos remédios foi visitar o Big Ben

Um famoso empresário do ramo de medicamentos resolveu, de última hora, conhecer o Big Ben, em Londres. Isso se deu depois que surgiram rumores de que a turma de Curitiba (leia-se Lava Jato) estaria em seu encalço. Rápido e astuto como sempre, o magnata de gosto refinado se "picou" para a terra da rainha sem deixar rastro. Dizem as más línguas que tem gente graúda em Salvador com medo dele...muito medo do que pode sair do baú dos remédios.

A guerra dos vices

O comentário do meio político é um só: Bruno Reis (PMDB) está como o mais aclamado para vice do prefeito ACM Neto (DEM). Em evento do DEM realizado nesta semana, o membro do PMDB foi o mais ovacionado pela plateia. Estava com o sorriso de ponta e ponta e, apesar de negar, faz questão de dizer que entre ele e Roma não há nada de concorrência. Rum, Deus tá vendo...
Sorrisos amarelos
Por falar nos dois, uma foto mostrou uma situação de “sorrisos amarelos” quando os dois se encontraram na mesa do evento, que contou com o advogado Ademir Ismerim tirando dúvidas sobre a legislação eleitoral. E por falar nesse evento, o nome dele, que era ACM Neto Convida, não contou com a presença do anfitrião. Vá entender...
 “Tudo do mesmo saco”
A senadora Lídice de Mata (PSB) largou o doce nesta semana durante entrevista à rádio Itapoan FM. Ao comentar sobre as indefinições da vice do prefeito ACM Neto (DEM), disse que o democrata transformou a escolha do cargo como “um sorteio”. Para a socialista, nada vai mudar. “Tudo como farinha do mesmo saco”. Retou!
Cuidado com o vice...
Em visita ao Esporte Clube Vitória, o prefeito ACM Neto aproveitou para mostrar que está com a ironia afiada. Ao conhecer a sala do vice-presidente do clube, Manoel Matos, ele alertou ao presidente Raimundo Viana: cuidado para ele não tomar o seu lugar. Em tempos de impeachment, todo cuidado com vice é necessário.
Sem norte
O “x” da questão da chapa de Alice Portugal (PCdoB), tal qual ACM Neto (DEM), é a vaga de vice. Não existe um norte, pelo comentário de pessoas próximas, para a condução das decisões por parte de uma liderança maior. A bússola anda com os ponteiros totalmente desregulados. Comenta-se que a predileção de Alice é por alguém do PT, mas o nome deverá mesmo surgir de partidos aliados do crivo da coligação.  
Rosemma fitness
Esguia, Rosemma Maluf tem investido no Herbalife. O objetivo ainda é incerto, já que a secretária não tem mais para onde emagrecer. Talvez, mais fina, suma dos olhares maldosos da CMS.
Vacas magras?
O PSDB foi condenado a pagar dois salários mínimos após multa aplicada pela Justiça Eleitoral. Como no partido só tem dono de mercado, de terras e terras, a conta nem fez cócegas no bolso dos principais cabeças do tucanato baiano. Assim não dá...
Homenagem ou amaciante?
O prefeito ACM Neto (DEM) vem tentando amaciar os gordinhos de Brasília. O democrata sancionou a Lei nº 9.094/2016, que denomina uma rua no bairro de Mussurunga de Deputado Afrísio Vieira Lima, pai dos irmãos Vieira Lima. Será que já não é como forma de compensar algum arranjo futuro que venha a desagradar os dois?
Rezando
Nessa de pular pra fora da Secretaria de Turismo, Nelson Pelegrino (PT) tirou um peso de suas costas, contudo, deu uma baita dor de cabeça para o PCdoB. Davidson Magalhães (PCdoB), que era o seu suplente, perdeu a cadeira na Câmara Federal. Agora a torcida do comunista é que Moema ou Caetano tenham sucesso nas urnas em Lauro de Freitas e Camaçari, respectivamente.
Na cola pelo apoio...
O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) afirmou que só será candidato em Juazeiro se tiver o apoio do PT. Na entrada da governadoria, no CAB, na tarde desta quarta-feira (27), o parlamentar do PDT revelou que lá estava para confirmar o apoio de Josias Gomes (PT) e já estava apalavrado com o presidente do PT, Everaldo Anunciação. Resta saber como ficará o PCdoB de Juazeiro.
Só deu o prefeito, mas cadê o vice?
A convenção do Democratas e demais partidos aliados em Feira de Santana deu muito o que falar por um detalhe sutil, mas que não passou despercebido. O ato consagrou a candidatura do atual prefeito Zé Ronaldo (DEM) na busca da reeleição, tendo como vice o ex-deputado federal Colbert Martins (PMDB). Mas quem esteve no evento, ou viu fotos depois, ficou questionando: cadê a imagem do vice no banner gigante que fez o plano de fundo no palanque? Só deu o prefeito.
Unidos
Diferentemente do DEM de Feira, o DEM em Camaçari fez coletiva para anunciar a chapa oposicionista na cidade. O vereador Elinaldo será o candidato a prefeito e a vice também ficará com o PMDB, representado pelo ex-prefeito José Tude. Lá, a foto do vice aparece de igual pra igual no cenário. Entendeu, Zé Ronaldo?
Poderio indireto
Falando na chapa da oposição de Camaçari, em eventual eleição de Elinaldo para prefeito, caso o democrata enfrente um infortúnio da Justiça e acabe preso, como já ocorreu no ano passado, Tude assumiria a cadeira principal e lá estaria mais uma vez o PMDB ocupando o poder de forma indireta. Ninguém poderá dizer que é golpe, é uma possibilidade, digamos, que não muito distante.
Galanteios federais
Parece que tem deputado federal que não aprendeu a lição de Jonga Bacelar, que foi acusado de aliciar uma integrante do MBL no período das manifestações fora Dilma pelo WhatsApp. Outro parlamentar baiano tem jogado galanteios a jornalistas quando elas tentam contato para obter declarações para matérias. Até “a sua foto do perfil é linda” a jornalista recebeu. Abra o olho!
Esqueceu de olhar para dentro de casa

Tem apresentador de cabelo em pé e rodando a baiana que vive "batendo" forte em um empresário que foi preso, mas esquece de olhar para dentro da própria casa, já que seu filho também desceu para o mesmo presídio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp