Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Quem tem medo do galego?

Publicado em 21/07/2016, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Quem tem medo do galego?

O empresário Roberto Santana, preso pela Polícia Federal na Operação Adsumus, teve o habeas corpus negado e a sua família tem pressionado para que faça delação premiada e jogue a m**** no ventilador. O caso tem preocupado alguns prefeitos da Região Metropolitana de Salvador que sempre foram “mui amigos” de Santana em diversas negociações. 

Esquentando a Cadeira

O prefeito ACM Neto esquentará a cadeira do Palácio Thomé de Souza a partir desta quinta-feira (21). Segundo interlocutores mais próximos, o prefeito retomará as conversas com os pré-candidatos a vice. Em Brasília, Neto já deve ter ensaiado o discurso de “não deu dessa vez”. Ruim será fazer Célia Sacramento aceitar.

Forçando a Barra

O PV quer forçar a barra de olho nas coligações proporcionais. A história da vez agora é que eles querem coligar com o Solidariedade e o PPS. Os principais cabeças do SD e do PPS negam peremptoriamente. Os verdes querem resolver o pepino até sexta e, pelo andar da carruagem, se ficarem sozinhos, terão sérias dificuldades.

Apito mudo?

Se o prefeito ACM Neto tem realmente a pretensão de chegar ao governo em 2018 é importante se preocupar com a sua base na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na semana passada, durante os protestos dos estudantes contra a falta de pagamento aos terceirizados da Educação baiana, nenhum deputado oposicionista levantou a voz para criticar o governo de Rui Costa (PT). Apenas um vereador, Cláudio Tinoco, que nada tem a ver com a situação, se manifestou. Onde tava o líder da oposição da Alba mesmo? Ninguém viu, ninguém soube.

Peso Universal

O início da madrugada de terça-feira (19) foi intenso para o prefeito ACM Neto. Em Brasília, o prefeito viveu fortes emoções com o PRB – que vem tirando o seu sono. Às 11h, no bom baianês, “o pau quebrou” entre ele e o ex-presidente do PRB, ministro Marcos Pereira. O recado é claro: se não tiver a vice, vai embarcar de cabeça no apoio ao PR.

Valorização do passe

O PSB cria dificuldades para vender fragilidade. No meio do campo político, é sabido que dificilmente o PT abriria a mão de colocar um vice na chapa com o PCdoB. Neste sentido, o anúncio feito de que os socialistas declinaram da vice não passa de cortina de fumaça para valorizar o passe do partido liderado pela senadora Lídice da Mata. Para além, a coligação proporcional não é interessante pois a densidade eleitoral dos seus dois principais candidatos à vereança está aquém dos adversários internos.

Novos Rumos

Um ex-membro do PSL bastante conhecido nos ambientes dos partidos nanicos, Antônio Olívio, assumiu o comando do PTdoB na Bahia. Mais uma vez, como aconteceu em 2014, Dilma Gramacho perdeu o comando da agremiação. O fato foi visto com grande apreensão por todas as comissões municipais, pois o baba estava arrumado com Dilma e agora pode sofrer novos revés.

Entre Compadres

Falando em Antônio Olívio, chegou a circular a informação de que o deputado Jonga Bacelar (PR), descontente com o PR, poderia migrar para a sigla. Ouvido pela equipe do Bocão News a resposta de Jonga foi: “zero, estou muito bem onde estou”. Apesar de tudo, ambos possuem relação muito próxima: Jonga e Olívio são compadres.

Calma, Cocada

O ex-futuro vice do prefeito ACM Neto (DEM) na eventual chapa de reeleição, Luiz Carrera, subiu a pressão ao saber, pelo Bocão News, que havia sido preterido da vaga na Codeba. Vale ressaltar que os gordinhos de Brasília passaram na frente. O chilique foi tanto que até chute em painel teve.

Estacionamento do Pega pra Capá

Uma discussão atrás da outra tem atraído a atenção dos frentistas do posto Chaminé, no Rio Vermelho. Depois do posto fica o estacionamento do McDonald’s do bairro e em frente a sede da prefeitura bairro Pituba/Barra. Pois bem, o dono da franquia de fast-food está indignado e demonstrou isso para quem quisesse ver na última segunda-feira (18). O “pessoal”, principalmente, da prefeitura-bairro, tem estacionado o carro lá. Não faz muito tempo, conta uma testemunha ocular dos acontecimentos, o próprio dono ofereceu o estacionamento aos prepostos da prefeitura para que fosse alugado, a oferta foi recusada e mesmo assim o espaço ocupado causa a ira do proprietário. Relatos de carros riscados, pneus furados e outras avarias já foram feitas. Fora os impropérios pronunciados.

Santíssima Trindade

Zé Trindade (PSL) que se segure: será o bode expiatório da turma de Neto contra Rui Costa (PT). O vereador que tentará reeleição será o apoio do “primeiro casal” do Palácio de Ondina, porém, o baixinho do Thomé de Souza tá virado no cão com sua metralhadora de críticas.

Esqueceram de Mim

Um panfleto do PCdoB de Salvador distribuído no Centro da cidade buscava convencer os transeuntes a se filiarem à legenda mais antiga do Brasil. Como argumento, a sigla mostrava seus parlamentares, secretários, dirigentes de movimentos sociais e trabalhistas como figuras que engrandeciam os quadros comunistas. No campo federal, apresentava Alice Portugal, Daniel Almeida e Davidson Magalhães. Na esfera estadual, o deputado Bobô e a secretária de Políticas Para Mulheres, Olívia Santana, mas não há sequer menção ao colega dela, Álvaro Gomes, secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes. A mesma ausência se refere aos deputados estaduais Zó e Fabrício Falcão, que disputará prefeitura de Vitória da Conquista e já fechou parceria com PV. Qual o critério adotado para elaborar a vitrine?

Cara de Sono

Era nítida a cara de sono do próprio governador Rui Costa (PT) e seus aliados que tiveram que acordar um domingo de manhã cedo para irem aos Alagados, em Salvador, onde entregou títulos de terra aos moradores. O sono era tanto, para acompanhar o correria, que até o fogueteiro se atrasou. Lá para o meio do discurso do petista começou o foguetório que, normalmente, começa antes do início da fala do político principal.

Aleluia, doutor

É... Márcio Paiva está recorrendo a tudo para ganhar a eleição em Lauro de Freitas. Agora que terá um vice pastor, não perde um culto. Amém? Aleluia, Doutor!

Feliz dia do Amigo

Apesar de ter sido na quarta-feira (20), o Bocão News separou os mais evidentes cartões de “feliz dia do amigo” na política baiana. Segue a relação:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp