Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: ex-prefeito posa de garotão e o sinal amarelo em Camaçari

Publicado em 14/07/2016, às 06h00   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Sem garantias para 2018

A desistência da senadora Lídice da Mata (PSB) na corrida pela prefeitura de Salvador teve como força motriz a discussão pela chapa governista em 2018. A socialista estaria disposta a concorrer ao Executivo somente se o governador Rui Costa (PT) lhe assegurasse a vaga para concorrer à reeleição ao Senado. Como o governador não teve por onde garantir o cenário daqui a dois anos, a articulação fracassou.

Eliminando adversários

Falando em eleição para Salvador, informações chegadas à redação do Bocão News são de que um vereador, que está com medo de perder o mandato, está mobilizando toda a bancada da Câmara para formalizar apoio para o PT indicar Yulo Oiticica para vice de Alice Portugal numa eventual chapa majoritária. A ideia é afastar concorrentes, pois Yulo é um forte pré-candidato petista para CMS. Ah! Um vereador da base de Neto também sairia no lucro se Oiticica saísse do páreo.

Plano A e Plano B

Cantaram a pedra: se a convenção de ACM Neto (DEM) fosse hoje, Bruno Reis (PMDB) seria o vice, disparado. Porém, informações vindas do Palácio Thomé de Souza dão conta de que existe uma resistência de um anúncio cravado. Como tem um mês ainda, tudo pode acontecer em Brasília. O PMDB, no centro do noticiário político e de investigações profundas, pode ter alguma derrocada e isso respingar em Salvador. O plano B, pelo que dizem, é João Roma. Amém, igreja?

Popularidade

E por falar em Reis, a predileção por seu nome tem ganhado cada vez mais adeptos. A maioria dos vereadores netistas mata e morre por sua indicação. Estão recorrendo a todos os santos. A popularidade entre os correligionários está em alta.

Tiro de curva

Ainda sobre a vice, o PSDB ensaia querer a vaga, mas o real foco é a Câmara. Eles querem pavimentar a continuidade de Paulo Câmara (PSDB), quiçá indicar seu sucessor no segundo mandato da próxima legislatura.

Ex-prefeito garotão

Ensaiando volta à vida política, o ex-prefeito João Henrique Carneiro (PR) foi visto de mochila nas costas, camisa social, boné e óculos, no estilo garotão, passeando pelo Shopping Barra no início desta semana. A tática está mais para quem busca disfarce do que para quem quer se reintegrar ao meio público.

Pausa para a foto

O senador Otto Alencar, presidente do PSD, e o deputado federal José Carlos Araújo, presidente do PR, estão na corrida para arrumar suas respectivas legendas em cidades no interior. Araújo deixou o PSD para comandar o PR a contragosto de Otto, de modo que gerou uma disputa que poderá ser acompanhada em diversos municípios onde o deputado e o senador colocarão candidatos rivalizando entre si. Nos bastidores, corre que o senador não quer nem ouvir falar no nome do ex-correligionário. Mas, ao lado do governador, as picuinhas são escanteadas com pausa para foto.

Bem na fita

Atenção vereadores do DEM! Quem vocês acham que vai ser o mais votado nas eleições deste ano pode ficar como “meeiro”. Tem um edil que está se articulando direitinho. Apesar de ter sido de um partido de centro, agora que tá na ala direitíssima deslanchou nas articulações. Vai se eleger e vai ajudar a levar mais um.

Do lixo ao... lixo

Deve agradar a muita gente essa notícia de que o governo interino pretende legalizar o lobby. A Revita mesmo, na semana passada, muito explicitamente, mandou dois "interlocutores" para a audiência pública que debateu a licitação da limpeza pública em Salvador. Nada sorrateiros, os dois senhores engravatados se achegaram nos promotores. "Vamos tomar um café?", perguntavam. Sorrisos amarelos eram a resposta.

Tomaládacá

O governador Rui Costa (PT) criou um perfil pessoal na rede social Facebook. Nas primeiras postagens, mostrou uma mensagem de uma seguidora que o elogiava. O tiro saiu pela culatra. Como primeiro comentário, uma secundarista perguntava ao "tio Rui" se ele iria pagar aos terceirizados.

A volta do que não foi

Será que Aleluia achava mesmo que ele conseguiria se pavimentar para presidente da Câmara? Fontes de Brasília ouvidas pela coluna sempre afirmavam que a tentativa do Democrata de se viabilizar não vingaria. Dito e certo.

Sonhos de uma posse...

O sonho de Robinson Almeida, ex-secretário de Comunicação da Bahia, de se tornar deputado federal vai ficar pra mais tarde. Com a saída de Nelson Pelegrino da secretaria de Turismo, fato que deve acontecer só no fim do mês, Davidson Magalhães (PCdoB) retorna ao posto de suplente e fica a frente de Almeida na lista. Para acomodar direitinho, Rui Costa teria que puxar um federal para o governo e Robinson rezar para algum deputado federal pré-candidato à prefeitura, principalmente do PT, conseguir se eleger no pleito deste ano.

Sorrisos de canto de boca

E por falar nessa saída, os Medrados estão sorrindo à toa. É sabido por toda classe política que o filho de Marcos Medrado, Diogo, não se batia muito bem com Pelê. O PR tanto quis, desde o início da montagem da equipe de governo de Rui, que conseguiu a pasta.

Mistérios...

Dois figurões da política de Camaçari foram avistados pela equipe do Bocão News no aeroporto de Brasília. A informação foi a de que chegaram em cima da hora e quase perderam o voo. Mas o que foram fazer na capital? Muito mistério no ar...

Sinal amarelo

E por falar em Camaçari, novos cenários mostram um acirramento entre Elinaldo (DEM) e Caetano (PT). A briga vai ser pau a pau. O democrata que antes nadava de braçada, agora viu acender o sinal amarelo. Porém, com uma possível unidade com Tude, o vereador e suplente de deputado tem ainda uma leve vantagem.

O cajado de Cajado

É, meu amigos, ta pensando que só Moisés tinha o poder do cajado? Claudio Cajado também. Bateu o pé e pronto. A mulher deve ser indicada em breve para o cargo da Funasa. A briga foi feia com outros colegas de partido que queriam indicar Heraldo Rocha. Vamos ver até aonde vai o poder do cajado de Cajado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp