Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o sumiço de Rui Costa no São João e o reinado de ACM Neto

Publicado em 30/06/2016, às 06h25   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Amigo da onça em Camaçari
Um velho assessor da prefeitura de Camaçari está sendo chamado no meio político local como o lendário personagem "amigo da onça". Isso porque ele colhe informações com o prefeito Ademar Delgado e as leva de mão beijada para o ex-prefeito Luiz Caetano, o "simpatia". Amigos, secretários e até a primeira dama já cansaram de alertar Delgado do modus operandi do sujeito, que, mal acaba a reunião, pega seu jurássico celular e passa detalhes ao seu ex-correligionário "simpatia". Ninguém sabe por que ele ainda mantém o suspeito no cargo. É mistério! Os mais cuidadosos preferem manter a boca fechada quando o "crocodilo" aparece.

Pula fogueira, iá iá

A ausência de Rui Costa (PT) foi bastante sentida neste São João. Nos dias de festa no Pelourinho e Paripe ele não apareceu nenhum dia e nenhuma horinha. Desprestigiou a própria festa que o governo do estado fez. Seria o mesmo que o prefeito não aparecer no Carnaval. E daí, não ganhou holofote gratuito e importante – principalmente em um período de eleição – nesses últimos quatro dias. A jogada aí foi errada. Confirmou presença pela assessoria e acabou não indo.

Pula fogueira, iô iô

O prefeito ACM Neto (DEM) ficou foi solto na pista nesse São João. Enquanto sua noiva estava nas bandas da Grécia, o democrata ficou por aqui mesmo e o Bocão News o encontrou em Santo Antônio de Jesus. Distância grande. Ninguém sabe se rolou vale night junino...

Vice na mala

Surfando em alta nos índices de aprovação popular, Neto deixou as tratativas políticas de lado e foi sossegar o juízo em sua fazenda na belíssima Cabeceiras do Paraguassu. Na mala, levou o ex-secretário de Promoção Social e seu possível vice, Bruno Reis. Colado com Neto em todos eventos nas proximidades e animado com a chance de subir no palanque de campanha com o demista, Reis fez até discurso na festa junina.

Ainda do São João

E ainda no São João soteropolitano, a única pré-candidata à prefeitura que deu as caras e se colocou na rua foi Alice Portugal (PCdoB). O restante ninguém nem viu por cá... E ela tava toda serelepe, feliz da vida. A comunista também se debandou para o interior: em São Sebastião do Passé até em trio ela estava.

Síndrome do sem nome

Escrevam: a base governista de Rui, em Salvador, está sofrendo a síndrome do “sem nome”. Nunca vi tanta reunião pra definir reunião e não chegar em lugar algum. PSB e PT não entram no acordo enquanto Alice surfa como o único nome que será a principal concorrência de Neto. E o PT está fazendo o doce só para sacramentar de que não tem nome competitivo para topar a parada soteropolitana. Todos os três que se colocaram de nada reagiram na disputa. É capaz de ter 2 de julho e essa decisão do crivo de Rui não ter se definido.

Correndo solto

Ah, e por falar em Rui Costa, diferente de Wagner, ele está deixando tudo correr solto. Muitos partidários estão esperando uma posição do principal líder do Executivo baiano. Todo mundo quer a opinião de Rui e ele demonstra isenção. Fala-se de que ele quer ser democrático, mas está mais para cidadão que não quer colocar a mão em arapuca, pois a parada contra Neto deve ser dura. 2016 será vitrine para 2018. Não se pode esquecer!

Precoce

A antecipação do anúncio das atrações do Ano Novo de Salvador surtiu dois efeitos imediatos no campo político: 1. Neto conseguiu abafar o São João da Bahia, que de segunda pra cá sumiu do noticiário – o fato de Rui não ter ido também ajudou. 2. O prefeito anunciou agora porque lá pra frente não poderá fazer ato oficial por causa da restrição da legislação eleitoral.

Correndo atrás

Por falar em Neto e atos oficiais, o democrata vai correr muito contra o tempo para poder inaugurar tudo que puder e anunciar de forma oficial tudo que for possível, devido a essa restrição. 

Almoço de crocodilo

E os vereadores de Salvador também correm para fazer suas estratégias. Alguns edis se reuniram para “discutirem o futuro da cidade”. Até aí tudo bem. Mas em ano eleitoral, cada um que puxe sua sardinha. Os edis vão disputar a tapa cada segundo ao lado do prefeito ACM Neto e voto por voto nos bairros da capital baiana. Amizade só até o primeiro tempo do baba.

Agressão a repórter

Por falar em Câmara de Vereadores, alguém pode me dizer o que aconteceu com o assessor do vereador Gilmar Santiago (PT) que desceu o cacete no repórter do Bocão News durante sessão na Casa? A única punição que Mozart Estrela recebeu por impedir o trabalho de um profissional e limitar a liberdade de imprensa foi não ter acesso ao plenário da Câmara. Sério que só isso? Estamos de olho!

O temor da lista

Vereadores ficaram de cabelos em pé com a divulgação, através de matéria no site Bocão News, de uma lista com os possíveis 'eleitos e não eleitos' nas próximas eleições. A lista circulou em um grupo de WhatsApp dos vereadores, mas pegou mal para um ex-companheiro de Casa. Aquele defensor dos animaizinhos é o suspeito de 'forçar' a divulgação da lista no grupo, já que coloca sua irmã - mais uma aguerrida na causa - como uma das eleitas. Pegou mal para o pequeno!

Os mentores

Aos 45 minutos, chegou à redação o nome de mais um vereador que seria o mentor da lista. Este é o Tinoco, nosso querido Louro José, que passa na Câmara como Papagaio de Pirata. Ele também faz parte do grupo que vazou a lista dos eleitos e não eleitos. Um deputado também está envolvido nisso. Este, é o principal cotado para ser vice de Neto...em breve aqui na coluna. 

O nº 1

Mas, quem lidera o topo dos que foram responsáveis pela bendita lista é o vereador Duda Sanches (DEM). O democrata já figura nos grupos como o mand-chuva da 'brincadeira'.



Recesso branco, de novo, mais uma vez! 

Só para variar um pouco, a Assembleia Legislativa da Bahia está às moscas nesse período pós São João. Leia-se o plenário e as comissões, nada de sessão e salas vazias. Isso porque a principal pauta que seria apreciada foi antecipada e votada antes do recesso junino, a LDO. Alguns deputados até apareceram em seus respectivos gabinetes, atendendo lideranças, cuidando do mandato. Mas quórum em plenário que é bom, nada! A ordem por lá é “agora só 1º de agosto”.

Bem na fita

O reajuste 0 dos servidores não atingiu os professores do estado da Bahia. Até aí, tudo bem! Nada mais justo que uma categoria tão importante tenha seus salários reajustados. A questão é: o presidente da APLB, pré-candidato a vereador, Rui Oliveira, que negociou os 9% de aumento. Em pleno ano eleitoral, quer ficar bem na fita. No mínimo é de se questionar, afinal se tem uma classe que todo ano briga por melhores salários, é a dos professores.

Colher de ouro

Já diz o ditado: em briga de marido e mulher, não se mete a colher. Ainda mais quando a colher é de ouro. Isso porque uma apresentadora de TV se separou, recentemente, do marido e já disse que vai buscar o que tem direito na Justiça. A briga aí é pelo apartamento de luxo do casal. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp