Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: problema na Sesab e o climão de Neto em Brasília

Publicado em 19/05/2016, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Encontro vapt-vupt

A visita do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ao ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, nesta terça-feira (17), em Brasília, foi mais rápida do que o esperado. Extremamente ocupado com as questões do novo governo, Geddel recebeu o prefeito tão rápido que não deu tempo nem de sentarem, muito menos de tomarem um cafezinho. Na verdade, sentaram apenas para registrarem a foto do encontro. O que o prefeito queria mesmo era falar pessoalmente com o presidente interino, Michel Temer.

Climão

Apesar da proximidade que sempre tiveram, Neto e Temer também conversaram rapidamente, mas foi interrompido pelo temperamento aguçado de Geddel. O prefeito tentou reforçar os pedidos feitos ao ministro baiano e levou uma estocada pesada: “oxente prefeito, o senhor acabou de falar isso comigo”, engrossou Geddel.

Rumo aos EUA

E na próxima semana, o prefeito ACM Neto (DEM) embarca para os Estados Unidos, onde conhecerá o Google Educação, na Califórnia. O demista será acompanhado pelo secretário de Educação do município, Guilherme Bellintani (DEM), e conhecerá produtos e recursos para aprendizagem com tecnologia. A viagem estava prevista para o início de março, mas foi cancelada devido a efervescência que a política brasileira vivia com possibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). 

PRB na mira

A indicação do candidato a vice-prefeito de ACM Neto será anunciada entre junho e julho. Embora ainda esteja em disputa intramuros, a cada dia o PMDB se consolida como partido que indicará o nome. Ao assumir a presidência de República, ainda que interinamente, o partido cresce em cotação e barganha. Dito isso, nesta semana o PRB resolveu “cantar de galo” e bradar um sonoro, mas pouco impactante: 'aqui não!'. Distribuiu release afirmando que João Roma, braço direito de Neto, está na disputa. Ora, não que o PRB seja um partido pequeno, mas nesta terra de gigantes, o partido é terceira ou quarta opção!

Lixo de Salvador

Ainda falando sobre ACM Neto, a licitação do lixo de Salvador promete causar muito desconforto para o prefeito. O consórcio que está se formando, ao menos pelo o que circula nos bastidores, vai deixar a empresa Torre de fora. Já a Revita, majoritária atualmente, perderá espaço no novo consórcio. A fatia do grupo BTG aumentará consideravelmente e dentro dela há a previsão da subcontratação de outra empresa ligada a um herdeiro de alguém muito próximo ao núcleo de poder do Thomé de Souza. Por enquanto tudo está no campo das especulações, mas, se confirmada a costura, o negócio vai provocar um estardalhaço!

De cara nova

Na sessão de admissibilidade do impeachment na Câmara, vários deputados desfilaram mostrando a cabeleira pintada. Mas a vaidade dos homens não fica restrita a coloração dos cabelos. Aqui, por exemplo, na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Orlando Palhinha chamou a atenção na sessão desta quarta-feira por sua semelhança com os asiáticos. De olhos puxados e cicatriz rente a orelha, todos desconfiam de que o demista se submeteu a uma cirurgia plástica que o rejuvenesceu em pelo menos dez anos. Todo esticadinho, os pares de Palhinha têm a missão de descobrir quem foi o santo milagreiro...melhor dizendo, quem foi o cirurgião plástico.

Mudando de estratégia

Não tá fácil para a secretária de Ordem Pública de Salvador, Rosemma Maluf, sustentar a possível candidatura a vereadora pelo PSDB. A gestora vem sofrendo boicote dos atuais edis soteropolitanos. Durante a inauguração do Camelódromo na Baixa dos Sapateiros, na última segunda-feira (16), nenhum vereador compareceu ao evento. Como todos sabem, as inaugurações do prefeito são marcadas pela presença assídua dos vereadores. Fontes do Bocão News apontam que Rosemma se tornou ‘persona non grata’ por ‘invadir’ os redutos eleitorais dos edis. Apadrinhada do deputado federal Jutahy Junior (PSDB), Rosemma quer agora ser deputada estadual. Até 2018 terá mais tempo para contornar a situação.

#Xatiado

O ex-governador da Bahia, ex-ministro da Casa Civil e ex-ministro chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner, foi prestigiar a reabertura da Concha Acústica no último domingo (15). Apesar da animação com o novo espaço, iniciada ainda em sua gestão, Wagner se mostrou chateado com a imprensa baiana pela repercussão negativa após a revista Época publicar que o ex-ministro comprou um sítio com tamanho equivalente a 14 Maracanãs, na Chapada Diamantina.

Cortando na carne alheia

A crise econômica que atinge os estados chegou à Bahia, mesmo com a negativa do governador Rui Costa. Para diminuir alguns custos com pessoal, o governador resolveu cortar na carne, mas na alheia: os terceirizados. Ascensoristas da governadoria já foram demitidos. Apenas o elevador social possui funcionário. Os próximos da lista são os serviços gerais, garçons...

O poder de Aline

Quem acreditou que a primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, ficaria apenas cuidando da área social se enganou. Na Sesab, crescem os espaços ocupados por indicados do Palácio de Ondina. Entre os deputados estaduais, o burburinho é que a disputa de espaços dentro da secretaria começa a prejudicar a rotina. A pasta tem desafios enormes e tem gente reclamando da falta de habilidade dos indicados vindos de Jequié, terra da primeira-dama. Contudo, governador já está atento ao assunto.

Sobrando valentia

Mas o secretário de Governo de Jequié, Ari Carlos, foi na contramão e quis chamar a atenção com críticas à primeira-dama. Desta vez perdeu a noção da sobriedade e detonou, além de Aline, o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto. Em entrevista ao site Jequié News, o gestor afirmou que a primeira-dama não exerce papel social de importância ou militância no município. Em relação à decisão política no próximo mês de outubro, Ari Carlos escaldou Rui e Neto: “Já disse e repito: Rui e Neto que vão cuidar das negas deles. Nós não precisamos nem de um nem de outro para decidir Jequié”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp