Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Tem detetive particular de olho em vereador

Publicado em 22/04/2016, às 06h00   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Detetive de olho

Se Dilma Rousseff vive seus momentos conturbados na política, tem um vereador de Salvador que está tentando correr atrás do prejuízo, não com seu eleitorado, mas com a patroa dentro de casa. Foi pego por um detetive particular com a boca na botija com a outra. As fotos foram parar na mão da digníssima esposa que rodou a baiana. Haja explicação na CPI domiciliar. Se a moda pega...

Vestibulandos da CMS

Se a presença dos vereadores nas audiências que discutiram o projeto do PDDU de Salvador foi pra lá de discutível, dois dos vestibulandos a uma vaga na Câmara soteropolitana não perderam tempo e aproveitaram ao máximo os debates para já mostrar serviço e ganhar familiaridade com o Legislativo. Exaustivamente, a ex-superintendente da Sucom da gestão de João Henrique, Kátia Carmelo, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Antônio Sampaio, pediram espaço e tiveram vez e voz no decorrer das audiências públicas.  A corrida pelas 43 cadeiras da Câmara já começou faz tempo!

Pai do filho alheio

O Vereador Geraldo Jr passou maus bocados na comunidade das Malvinas- Mirantes de Periperi. Segundo moradores locais, o edil pretendia tomar posse de uma obra de requalificação asfáltica solicitada pelo vereador suplente Paulo Magalhães Jr. Os líderes locais não permitiram o “golpe" e o expulsaram com gritos e agressões. E por falar em Geraldinho, ele tomou gosto pela história da camisa festeira e já encomendou 10 camisas com o mesmo tom de cor e listras para usar um só modelo na campanha inteira. Dizem que é o marketing. 

Acomodações

Será que Rui Costa (PT) vai conseguir acomodar todos os cargos baianos de Brasília numa eventual queda da presidente Dilma Rousseff? Wagner vem ou não vem? Eis a questão. A maior incógnita é a do ex-governador. Com cargo federal desde quando deixou o governo do estado, a saída do petista é viver de renda ou receber algum convite de Rui.

Inferno Astral

Por falar em Rui, esse assunto ainda dará dor de cabeça. Vista a situação tenebrosa da política, o petista vive seu momento de inferno astral. Depois de deslanchar em obras pela capital, poderá ver seus esforços se esvair, sendo que pela lógica da história política, a Bahia sempre tende a acompanhar a tendência nacional. Se Brasília muda, quem sabe aqui não possa mudar também. Tem que começar a jogar os búzios para traçar os destinos.

De olho na Saúde

O nome do deputado federal Antônio Brito (PSD), porta-voz de entidades filantrópicas e Santas Casas, tem sido especulado nos bastidores do Palácio de Ondina para comandar a Secretaria de Saúde (Sesab). O acordo estaria sendo selado depois que a bancada do PSD na Bahia, composta de cinco parlamentares, decidiu contrariar a orientação do partido nacionalmente e votou contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A articulação política do governador Rui Costa (PT) nega a mudança na Sesab e diz que o PSD jogou limpo com o governo baiano nas negociações para a votação do impeachment na Câmara. No entanto, não se base mensurar até que ponto o nome tem bala na agulha.

Coração verde amarelo

A votação do impeachment mal começava na tarde de domingo (17) e clima já era de otimismo para o prefeito ACM Neto (DEM) nas redes sociais. Compartilhou uma foto ao lado da noiva, Tatá Canhedo, e timidamente descreveu na legenda: "hoje é dia de Brasil". Por dentro, já estava convicto de que Michel Temer, maior beneficiado com a saída de Dilma da Presidência, sairia vitorioso da votação no plenário. Além da futura primeira-dama, Neto reuniu aliados políticos e alguns secretários para comemorar o resultado de 367 contra Dilma, pelo impeachment, e apenas 137 a favor da petista. 

Cruzada da Dilma

Continua a cruzada messiânica de Dilma. Calma, não é só Dilma Rousseff, a presidente da República, mas Dilma Gramacho. Recentemente, a cacique do PTdoB na Bahia perdeu, novamente, o comando do da sigla em território baiano. O fato aconteceu nas eleições, quando Dilma decidiu apoiar Paulo Souto para o governo do estado e, no fim das contas, o partido foi conduzido a Rui Costa (PT). Agora não se sabe se a queda de braço será resolvida.

Preocupação no legislativo

Quem está preocupadíssimo com o vuco vuco político que a queda de Dilma vai causar em Brasília é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSL). Pelo andar da carruagem, Nilo, que não é besta, sabe que a mudança federal interfere em cheio nas articulações estaduais. Não só pelo partido e pelo grupo, o sinal amarelo do todo poderoso da Assembleia é a inviabilidade da sua reeleição, no próximo ano. Outros oposicionistas já estão abrindo as asinhas de olho na cadeira.

Animosidades I

Informação quentinha chegada de Brasília: quem achava que a saída do deputado federal José Carlos Araújo do PSD para o PR foi em consonância com o senador Otto Alencar (PSD) está redondamente enganado. Onde Araújo tiver candidato a prefeito na Bahia, Otto vai colocar um adversário. O cacique pessedista está pê da vida com o deputado. Acha que criou asas por sua atuação na presidência do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Animosidades II

E por falar em desavenças políticas, na prefeitura de Salvador é forte ainda as animosidades entre dois secretários candidatos a vice do prefeito ACM Neto (DEM). O primeiro é Silvio Pinheiro (PSDB) e o outro é Luiz Carreira (PV), da Casa Civil. Pelo que se comenta nos bastidores, o filiado verde não gostou nada de Pinheiro ter sido ressuscitado para a vaga de vice na chapa do prefeito com a sua entrada no PSDB.

Pode ser surpresa?

Apesar de sofrer campanha nas redes sociais por ter votado a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, a deputada Tia Eron (PRB), que assumiu cadeira na Comissão de Ética da Câmara Federal, apesar de ter sido taxada de aliada de Eduardo Cunha (PMDB) poderá surpreender. Algumas fontes federais argumentam que a tia pode não aliviar para o peemedebista. É esperar para ver...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp