Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Dança das cadeiras municipais e as empolgações carnavalescas

Publicado em 10/02/2016, às 23h25   Editoria de Política (@BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Afródromo fora no Carnaval 
O governo do Estado quer convencer o percussionista Carlinhos Brown a declinar da ideia do Afródromo, no Carnaval. A proposta, segundo fontes ligadas ao Bocão News, é que os desfiles dos blocos afro aconteçam no dia 20 de novembro, na Consciência Negra. Resta saber se Brown vai aceitar a sugestão. O secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal, entende que se o Afródromo saísse do papel na festa momesca do próximo ano seria um “presente” para Tropicália, que será tema da folia em 2017 no circuito do Pelourinho.
O comunista e a princesa
Quem se empolgou (e muito) logo na abertura do Carnaval de Salvador foi o vereador Everaldo Augusto (PCdoB). O edil aproveitou a folia e tietou uma das princesas. Em meios aos discursos políticos, o comunista abraçou a bela princesa e, com um largo sorriso sapeca no rosto, se rendeu aos flashs das câmeras.
A comunista assustada
Líder da oposição há poucos dias, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) defende o nome da sua correligionária Alice Portugal para disputar a prefeitura de Salvador. Durante a saída do bloco do Ilê Aiyê, a deputada federal afirmou que a popularidade de ACM Neto (DEM) não a assusta, mas a vereadora expressou outra sensação. A foto registrada pelo Bocão News mostra Aladilce assustada com a chegada do prefeito ACM Neto na festa, enquanto o governador Rui Costa cumprimenta o democrata. 
Vice? 
“Vice-prefeito? Só de Edvaldo Brito”. Em uma conversa dos vereadores Gilmar Santiago (PT), Edvaldo Brito (PTB) e a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), na Ladeira do Curuzu, no dia da saída do Ilê Aiyê, o papo enveredou no assunto de alianças e o petista disse, em tom de brincadeira, que só aceitaria ser vice de Edvaldo Brito. Imediatamente, Aladilce se pronunciou: "aceite ser vice de Alice". A resposta ficou apenas no sorriso. 
Parceiros de folia
O ex-prefeito João Henrique (PR) diz ter votado em ACM Neto (DEM) para prefeito em 2012, mas parece não ter conquistado a empatia do democrata. JH curtiu o carnaval no Camarote Salvador, onde o prefeito também marcou presença. Lá, Neto chegou para curtir a folia ao lado da namorada Tatá Canhedo e se colocou ao lado do ex-prefeito. No entanto, não dirigiu sequer uma palavra a João Henrique, que já foi acusado pelo democrata de deixar a cidade dilapidada.
Sumiço geral
A expectativa de todos neste ano era que os vereadores e deputados tivessem mais visibilidade durante o Carnaval deste ano por causa das eleições municipais que se aproximam. Mas eis que houve dias da folia em que foi minguada a aparição nos camarotes tanto privados quanto os oficias da prefeitura e do governo do Estado. Os que se atreviam só iam acompanhados do ‘prefeito popstar’ ou do ‘governador correria’.  
Blindados
Até nos camarotes oficiais, os chefes dos poderes executivos soteropolitano e estadual foram um tanto quanto blindados durante os dias de folia. Parte da imprensa que tentou cobrir nos espaços do Carnaval, no Campo Grande, deu de cara com a porta. Mesmo os devidamente credenciados não tiveram a passagem permitida pelos seguranças. A ordem teria vindo ‘de cima’. Os gestores queriam alguns momentos ‘de refresco’ sem a presença da imprensa. 
The Flash
O prefeito ACM Neto estava mais rápido que The Flash na coletiva da manhã desta quarta-feira (10). Fez uma reunião com seu secretariado antes de conversar a imprensa e quando atendeu foi no ‘pá pum’: disse que, depois de ser entrevistado pelas tevês, ficaria à disposição para falar com o restante da imprensa. Assim que atendeu as rádios e as câmeras, deu um pinote para a porta que até a equipe para acompanhar o compasso foi difícil. Correu dos blogs e sites, cheios de perguntas sobre política, afinal de contas, eleição volta com força na agenda.
Pós Carnaval
De cinzas Neto não tinha nada. Estava até muito do animado. Resta saber como essa pipoca vai pular no ritmo do São João. A escolha do vice é o bloco da vez. A ansiedade só faz crescer entre o cenário político que depende dessa decisão para organizar o baba. 
“Cai cai, balão?”
E é nesta de ritmo de Forró, brincadeira utilizada pelo prefeito para dizer que sua arrumação do cenário político só vai acontecer em junho, que já tem secretário com medo da reforma administrativa. Pelo que se comenta, alguns conseguirão pular as fogueiras, mas outros ficarão no meio do caminho. Dois nomes já são certos na reforma: Heber Santana (PSC) das Relações Institucionais e Tiago Correia (PSDB) da Limpurb, por conta do retorno à Câmara de Vereadores, mas existem outros dois que o “sanfoneiro” ainda faz mistério.
Pombo verde
E o PV, hein? Costurando por cima, Brasília, com possíveis comprometimentos na estrutura estadual. Um pombo verde contou tudo ao Bocão News. Ventilou que a costura com Dilma beneficiaria Rui Costa (PT), que poderia aportar Juca Ferreira como um candidato dos verdes em Salvador e assim limar a legenda de uma vitaminada do prefeito ACM Neto (DEM) e atrapalhar os planos do democrata. Outra história contada por esse pombo verde é a de que a sigla ganharia duas pastas de Rui no primeiro escalão. Até agora ninguém confirmou a história, mas, onde há fumaça...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp