Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Os dorminhocos da Alba e os vingadores do Subúrbio

Publicado em 04/02/2016, às 18h58   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Dorminhocos da Alba
O ritmo parece ser ainda de férias na Assembleia Legislativa da Bahia O longo discurso do governador Rui Costa na reabertura dos trabalhos da Casa, na última segunda-feira (3) deu uma canseira só em todos que acompanharam a cerimônia. Durante as duas horas que passou discursando só se via deputados bocejando, muitos cochilando e outros impacientes. Não foi diferente com os assessores da Casa que precisaram ocupar as cadeiras dos parlamentares para ‘encherem’ o plenário. 
Vingadores do Subúrbio
Que gordinho gostoso que nada! O vereador J. Carlos Filho (PT) e o subprefeito do Subúrbio, Sósthenes Macedo, durante a Lavagem de São Braz, em Plataforma, no último domingo, mostraram que estão atentos às músicas que farão sucesso no Carnaval deste ano. Se faltou molejo e desenvoltura para desenvolver a coreografia, sobrou ‘cara de pau’ aos Vingadores do Subúrbio. Veja o vídeo.
Folião pidão
A crise bateu na porta de todos, mas daí um deputado estadual, que recebe R$ 25 mil somente de salário, aparecer na véspera de carnaval pedindo abadá, parece um pouco demais. E a informação que chegou ao Bocão News é que o parlamentar petista pediu abadá não apenas para si, mas também para a família. 
Kiki Selfies
Durante a cerimônia de abertura dos trabalhos na Câmara de Salvador, teve vice-prefeita fora da mesa principal e outros episódios. No entanto, o vereador Kiki Bispo (PDT), que integrava o time dos sentados à mesa, não perdeu tempo e registrou, em diversos ângulos, o momento através das famosas selfies. Nos bastidores, ficou conhecido como "Kiki Selfies"
Nossa Casa, Nossa Vida
O governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) deixaram as divergências políticas de lado na manhã de ontem ao entregarem 500 apartamentos do Minha Casa Minha Vida em Fazenda Coutos. Ambos foram aplaudidos por militantes dos seus respectivos partidos, mas o que chamou a atenção foi uma cena ao final do evento. A presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, presente no encontro, chamou Neto e começou uma conversa que prendeu a atenção do democrata. Em tempos de cobranças de recursos do governo federal, diálogo pode significar esperança para os projetos do democrata que estão no aguardo de dinheiro da União. 
Do lado de lá...
Ensaio para a campanha? Ele nega, mas o tom de campanha já começou há muito tempo. No Rio Vermelho, Neto interrompeu várias vezes o discurso da obra para falar mal do PT. "Do lado de lá é mensalão, de cá o compromisso com Salvador". "Aqui em minha equipe só tem homem de bem, não tem corrupto". "As viúvas do PT não se conformam", foram frases ditas pelo gestor. E não só ele entrou no discurso eleitoral, cotado para vice na chapa de 2016, Luiz Carreira seguiu a mesma linha. Foi o primeiro a discursar, único secretario a falar e o tom foi o mesmo. "É tudo nosso nada deles, aqui não tem dinheiro do governo federal". "Aqui têm trabalho", disse em alto e bom som, como num palanque. Será que já foi um ensaio para a campanha?
Na ponta do pé
Falando em vice, a cena do cortejo com os pescadores levando o presente principal para Iemanjá foi, no mínimo, curiosa. Neto como é baixinho, teve que ficar na ponta do pé para manter o equilíbrio do balaio para a rainha do mar. E não faltou caras e bocas. O prefeito e seus vices (Luiz Carreira, Silvio Pinheiro e João Roma) foram gastando toda a energia para segurar o pesado presente. É...a promessa deve ter sido boa!
Time de voleibol
Ainda na esfera da proporcionalidade, outra imagem que chamou a atenção na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa foi a do deputado estadual Marcell Moraes (PV) ao lado dos colegas de Casa. Apesar de não ter nenhum legislador que se destaque pela estatura avantajada, ao lado de Marcell, a fila de deputados fica parecendo uma equipe de voleibol durante a Execução do Hino Nacional. Neste time, pela estatura, o ambientalista não conseguiria vaga nem pra levantador.
Vitória de véspera
Já diz o ditado "não se ganha de véspera", mas o clima do prefeito já é de vitória certa. Vários momentos nas coletivas ele se colocou já como o prefeito do próximo carnaval. Detalhe, em outubro tem eleição municipal.
Sem elogios
Na festa de Iemanjá foi difícil encontrar um petista que já tivesse passado pelo Rio Vermelho após a reforma inaugurada por ACM Neto no dia 29. Instados a falar sobre o resultado, todos tangenciavam afirmando que ainda não tinham tido tempo de formar opinião sobre o assunto. Ao que parece, ainda que tenha ficado bom, elogios não serão feitos. É velha fórmula política se reproduzindo incansavelmente.
Sem elogios II
O secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal, foi um dos que preferiu não emitir opinião sobre as obras. Afirmou que estava entrando naquele momento no Rio Vermelho, mas ponderou:
- Depois vou olhar com mais acuidade para dar minha nota. Se ficou tudo legal, eu vou dizer que está a aprovado. Se não, vou dizer a nota.
A revanche das Valentim
Ralison Valentim, irmã da ex-prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, morta em 2014, está assustando o atual gestor da cidade, Evandro Almeida, por causa da sua absurda popularidade no município. Fontes ligadas ao Bocão News apontam que este ano pode ser assustador para o prefeito, já que pesquisas internas apontam grande intenção de votos em favor de Ralison. Muitos atribuem esta força a imagem da ex-prefeita. Dizem que Evandro está com medo de fantasmas.
Força espiritual
Jorge Portugal, aliás, já tem candidato à prefeitura de Salvador. Ele é um defensor da postulação do ministro da Cultura Juca Ferreira, inclusive, pediu para Iemanjá dar aquela forcinha. Questionado sobre outros candidatos do PT, Portugal explicou a razão de ser por Juca: meu irmão de orixá é Juca.
Postada originalmente às 6h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp