Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O que Fernando Baiano tem a ver com empresários na Bahia

Publicado em 08/10/2015, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Se a canoa do Baiano não virar...
Quem tem medo de Fernando Baiano? Ao que se sabe, muitos. A delação premiada do lobista do PMDB na Petrobras tem tirado o sono de políticos e empresários do ramo da publicidade na Bahia. Isso porque o lobista costurou alguns acordos com grandes figuras baianas de diversos setores empresariais. Baiano continua sendo uma pedra no sapato da cúpula do PMDB. Nas palavras de um cacique peemedebista, o lobista tinha acesso livre a vários gabinetes em Brasília, e também à várias salas de escritórios de luxo em Salvador. Se o Baiano falar tudo que sabe, muitas lanchas na Bahia Marina serão bloqueadas pela Justiça e os figurões locais vão ficar, literalmente, a ver navios...
A “vitória” da oposição na Alba
A sessão histórica na Assembleia Legislativa da Bahia (Bahia) esta semana chama a atenção para a estratégia da bancada de oposição que conseguiu obstrução por mais de 36 horas. Com apenas 21 parlamentares, os opositores conseguiram dar um chá de espera na bancada governista, que possui 42 deputados. Bate-bocas, provocações, discursos acalorados e muitas críticas ao governo petista marcaram o entrave. Há mais ainda o que se chamar a atenção: dos governistas, apenas 37 votaram no projeto polêmico que autoriza o Executivo a tomar um empréstimo de quase R$ 2 bilhões. Na oposição eram 15. Onde estavam os outros cinco parlamentares, sem contar o presidente da Casa, Marcelo Nilo? Adolfo Menezes (PSD), Reinaldo Braga (PR) e Roberto Carlos (PDT), não marcaram presença. Angela Souza (PSD) preferiu não votar. O líder oposicionista, Sandro Régis (DEM), já mandou o recado: “essa é a primeira de muitas”. Haja esforço dos governistas.
Cansaço bateu
A fatídica sessão de 36 horas na Alba exigiu olhos abertos dos deputados governistas. Contudo, alguns não aguentaram e tiraram um cochilo ali mesmo, na sala do cafezinho. Ivana Bastos (PSD) levou até um cobertor. Já Fabrício Falcão (PCdoB) não se incomodou com o bate-papo das colegas Fabíola Mansur (PSB) e Angela Sousa (PSD).
Liga da Justiça
Na pegada dos super-heróis, parlamentares baianos se destacaram pelo empenho na votação histórica da Alba. Tanto do lado governista quanto oposicionista, deputados andavam de um lado para outro na tentativa de animar os colegas a permanecerem no plenário. Dos oposicionistas destacaram-se Pablo Barrozo (DEM), Luciano Simões Filho (PMDB) e Luciano Ribeiro (DEM). Sem contar com Pedro Tavares (PMDB) que subiu na tribuna 9 vezes para discursar. Do outro lado, além do líder governista Zé Neto, os petistas Rosemberg Pinto e Paulo Rangel tiveram a missão de “proteger” o governo.
Câmera man
No virote da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Pastor Sargento Isidório pintou e bordou no plenário da Casa. Além da bíblia e do botijão, o ex-integrante do PSC mudou, inclusive, de profissão. O político atacou de câmera man do Canal Assembleia e, inclusive, foi flagrado por um leitor do Bocão News que enviou a foto para a redação. Se perder uma eleição futura para deputado já sabe onde poderá ganhar um Reda do presidente Marcelo Nilo (PDT).
Cabo de guerra
Ainda falando em Isidório, a articulação política do governador Rui Costa não abre mão de tê-lo em um partido aliado para disputar a prefeitura de Salvador. O diálogo mais intenso ocorre com o PTN, mas o pouco tempo de TV que o partido possui pode ser um problema para o pré-candidato que deverá levar cerca de 10% dos votos válidos, segundo estimativa de um auxiliar do governo. A matemática que o governo terá que fazer passa pela busca de uma coligação do PTN com outro partido com maior tempo de televisão, para que a tática da pulverização de candidaturas do governo petista tenha efeito. O desafio será achar um partido que queira se unir ao PTN por ter maior tempo de exposição e que abra mão da cabeça de chapa, que ficaria com Isidório. Outra opção é ingressar o pastor no Pros. Inclusive, o mesmo já recebeu convite para ter sua candidatura pela legenda. O engraçado é que o convite veio pelo presidente da Alba, Marcelo Nilo, que já se acha o dono da sigla. No entanto, as amarrações em torno da legenda ainda não estão definidas. A briga entre o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto continuam intensas.
Grilo falante
Ainda sobre o virote da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Geilson (agora no PSDB), ao provocar os governistas que, ao longo das mais de 36 horas, não subiram na tribuna para proferir uma palavra contra as argumentações da oposição, chegou a chamar a deputada Luiza Maia de "Grilo Falante" da Assembleia. "Nem a nobre deputada Luiza Maia, o 'Grilo Falante', subiu aqui nessa para defender o governo para onde vai esse dinheiro?", questionou. As cifras que o neotucano fez referência são os U$$ 400 milhões de empréstimo que será pego pelo governo estadual.
Suspeição do PT
Nesta semana, um petista na Alba brincou dizendo que o PT está ficando expert em pedir “suspeição” de relator. Depois de requerem a “suspeição” do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Lino, aqui na Bahia no caso Arena Fonte Nova, foi a vez agora dos petistas pedirem o impedimento do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, para julgar as contas da presidente Dilma Rousseff.

Lele, lele, lelelelelele

As votações de projetos do Executivo na Alba andam cada vez mais difíceis para serem aprovadas. Segundo deputados da base, a deficiência na assessoria, na articulação política e no controle de projetos governistas naquela Casa, foram causados por Josias Gomes e Zé Neto que permitiram a saída do assessor da Serin, Carlos Cavalcanti, conhecido como Leleto – substituído por Maíra Andrade. Hoje, Cavalcanti é diretor legislativo da Câmara Municipal de Salvador. Enquanto isso, o presidente do legislativo municipal, Paulo Câmara, é quem festeja a aquisição e o vacilo do Governo do Estado.
Roendo a corda
Os deputados tucanos Augusto Castro, Adolfo Viana e o mais novo pássaro no ninho, Carlos Geilson, embarcaram ontem junto no comboio de deputados, prefeitos e políticos baianos que foram à capital federal para participar da cerimônia de transmissão do cargo do novo ministro chefe da Casa Civil da Presidência, o ex-governador Jaques Wagner. No evento petista, a tietagem foi grande em torno do novo todo poderoso do governo Dilma. Os tucanos também tietaram em Brasília, mas, não foi Wagner, apesar de não se ter garantia que os peessedebistas não deram um pulo para apertar a mão do ex-líder baiano. Mas, o ídolo dos tucanos baianos foi o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves. 
Pintinhos amarelinhos
Bem que Gugu deveria ter feito uma ponta lá na inauguração do Núcleo de Operação Assistida da Transalvador, inaugurado semana passada. O apresentador da Record, com passe quase garantido de retorno para o SBT, poderia cantar um dos seus maiores sucessos: "Meu pintinho amarelinho, cabe aqui na minha mão, na minha mão...". Assim chamaram o prefeito ACM Neto (DEM) e seus discípulos quando logo as fotos circularam nas redes sociais. O casaco amarelo ouro reluzente chamou atenção. A pergunta que não quer calar: Será que Neto "tem muito medo é do Gavião"?
De novo, Célia?
A vice-prefeita Célia Sacramento (PPL) voltou a largar mais uma pérola, dessa vez com cunho filosófico durante a assinatura da ordem de serviço para a construção da contenção da encosta na comunidade do Barro Branco, na San Martin. Lá, em seu discurso, para mostrar proximidade com os moradores que presenciaram a tragédia no início desse ano e que ouviam sua fala, Célia contou o caso vivido em 1983, quando sua mãe e irmão ficaram embaixo de escombros na Suburbana e arrematou com uma paráfrase de uma música de Caetano.  “[quando a casa de cima caiu sobre a nossa] minha mãe estava dormindo no beliche e teve que ser içada pelo teto, se arranhou toda, mas meu irmão estava lá embaixo dos escombros. E agora? É possível sobreviver? Nós sabemos que poucas são as pessoas que sobrevivem. Nessa hora vem o sentimento, porque só quem sabe a dor e a delícia de ser o que é, é quem é”, disse a vice-prefeita, que fez uma breve pausa na esperança de arrancar aplausos, mas sem sucesso, passou a elogiar o prefeito ACM Neto “por fazer ações para toda a cidade”.
Assuma o SD
Não mais assuma o Verde. Assuma o Solidariedade agora. Bassuma, ex-petista, ex-verde, ex-peemedebista agora é do SD. A filiação do ex-deputado federal foi confirmada por um membro da alta cúpula da agremiação no estado. Resta saber se ele será candidato em 2016. Uma coisa é certa: para prefeito não será. O SD é todo fechado com ACM Neto (DEM).
De olho na presidência...
Saindo da Alba, entrando na Câmara. Circula nos bastidores da Câmara de Vereadores de Salvador que o vereador Geraldo Jr. (SD), por mais difícil, neste momento, que seja, quer a presidência da Câmara para o próximo ano. A articulação começa a ser especulada: caso consiga reeleição, o nome do membro do Solidariedade já está no páreo. Resta saber se a atual cadeira de Paulo Câmara (PSDB), cujo Geraldo é vice, poderá entrar no jogo de negociações da vaga de vice na chapa majoritária do prefeito ACM Neto (DEM). E o primo do prefeito, Paulo Magalhães Júnior (PSC), tido como uma certeza que estará fora da sigla social cristã, também almeja a cadeira. Mas antes disso, também tem Carballal (PV), que sonha em comandar o Legislativo. Mas, vale lembrar, pelo novo Regimento Interno da Casa, por se tratar de uma nova legislatura, Câmara pode ser candidato e exercer o mandato mais uma vez. Isso partindo do pressuposto que todos serão reeleitos em 2016.
Tímida oposição
Chamou à atenção dos movimentos populares a tímida atuação da oposição durante a discussão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) 2015. Os poucos que compareceram quase não se manifestaram nos debates. Nem sobre a ausência do secretário do Urbanismo, Sílvio Pinheiro, nas últimas três audiências públicas oposicionistas bradaram. Resta saber como será atuação quando o PDDU tramitar na Câmara.

Na cara de Neto
Não é mais novidade que a relação entre o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) virou uma verdadeira disputa eleitoral. Não só pela busca dos votos, mas também para ver quem trabalha mais. Por isso, para que a concorrência fique ainda mais acirrada, o Governo do Estado decidiu futucar em uma das áreas de maior holofote de Neto - eventos. Nos próximos meses, a tímida, mas forte Bahiatursa, atualmente sob comando de Diogo Medrado, irá bater de frente com a prefeitura, literalmente porta com porta. A sede do órgão estadual será relocada para o Palácio Rio Branco, bem na frente na Prefeitura. Agora, a disputa ficará tete-a-tete.
Na cara de Neto II
E já foi pensando nisso que Rui Costa não perdeu tempo e já largou na frente no quesito entretenimento. Para o Carnaval 2016 o placar já fica em 1 a 0 para o governo que irá abrir a festa momesca com Ivete Sangalo na Barra e Bell Marques no Campo Grande, garantindo as duas principais atrações do axé baiano nos dois circuitos. Sem espaço e sem a bola da vez, o prefeito terá que correr atrás para pontuar e não perder uma das principais características da sua gestão. Rui entrou com tudo e o democrata terá que se virar para preencher a grade.
Foi pior que a Alemanha
A presidente Dilma Rousseff caiu na rede do TCU. Com as contas rejeitadas por unanimidade, a presidente virou piada nas redes sociais. Não teve como não comparar com a derrota da Seleção Brasileira para a Alemanha, na Copa do Mundo em 2014. Foi pior que a Alemanha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp