Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: a saia de Marcell e a aposta atlética de Milena

Publicado em 02/09/2015, às 23h59   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Bocão assombra no Dataqualy
Uma nova pesquisa saiu do forno e traz dados interessantes. Contratada pelo prefeito ACM Neto, o instituto Dataqualy mostra um cenário favorável ao demista em 2016. Ele lidera com folga sobre os demais possíveis adversários, a exemplo do deputado Sargento Isidório. A novidade foi a inclusão do nome do apresentador Zé Eduardo na pesquisa. Com exceção de Neto, Zé é o único que pontua com dois dígitos, ainda assim bem distante do demista. A conferir.
Aposta atlética
A eterna candidata a vereadora de Salvador, Milena, parece continuar levando bem ao pé da letra o jargão “Tudo pelo Esporte” para chegar, enfim, a sentar em uma das 43 cadeiras da Câmara de Salvador. A postulante aposta claramente no poder da maromba para conseguir alcançar o tão sonhado objetivo. No perfil do Instagram, inclusive, já se coloca como “vereadora Milena”. Só falta o eleitor de Salvador comprar a ideia de que a dona dos músculos será uma competente vereadora.  É esperar para ver.
DEM de vento em popa
Como o prefeito de Salvador, ACM Neto, resolveu cravar os pés no Democratas, o partido está de vento em popa. Com boas expectativas, a legenda já traçou estratégias no interior e quer compor 30 palanques. A aliança partidária vem crescendo e atualmente já ultrapassa 10 partidos. Contudo, na capital baiana a chapa ainda é uma incógnita. A começar pela vaga de vice-prefeito. ACM Neto está de cabelos brancos sem saber quem deverá ser seu braço-direito.
Fight interno
As articulações, pelo que parece, não andam nada bem. O DEM vai enfrentar um fight interno. Em entrevista ao Bocão News, o vereador Cláudio Tinoco (DEM) afirmou que postula a presidência municipal do partido. A questão que não quer calar: Heraldo Rocha vai assistir calado? Haja chumbo grosso pela frente.
Aporte humanista
É forte o comentário de que o vereador licenciado e o atual presidente da Limpurb, Tiago Correia, vai aportar no PHS. O futuro ex-petenista faz parte dos planos do prefeito ACM Neto (DEM) e de capitanear novos partidos para sua base. A ida de Correia é somada com a ida de suplentes que tiveram boas votações na eleição de 2012. O fato, inclusive, já havia sido antecipado no programa Se Liga Bocão, da Itapoan FM.
A candidatura de Maluf
Calma. Não estamos falando do ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, mas sobre a possibilidade de Rosemma Maluf sair candidata a vereadora. A notícia não foi vista com bons olhos na Câmara de Salvador. Muitos vereadores torceram o bico e já articulam por fora minar o nome da secretária de Ordem Pública de ACM Neto (DEM). A movimentação foi tanta que até a possibilidade do vereador Euvaldo Jorge (PP) de ir para o ninho tucano foi colocada em xeque. Euvaldo não anda com a relação muito boa com os pepistas.
A saia de Marcell
Os sarristas da política soteropolitana estão de plantão: o deputado Marcell Moares (PV) vai usar saia! O vereador Henrique Carballal (sem partido) articula com a executiva municipal verde um grande evento para marcar sua filiação no PV, inclusive com a presença do presidente nacional, Luiz Penna. Pelo que se sabe, o ato deve acontecer até o meio do mês e deverá contar também com a filiação de vereadores que estão na eminência de trocar de siglas. O secretário da Casa Civil do prefeito ACM Neto (DEM), Luiz Carreira, deve ser um dos novos filiados que também assinarão a ficha de filiação no encontro. A promessa de Marcell será cumprida?
Nem santo, nem vela
Marcell bem que tentou tirar de Carballal da ideia de ir para o PV. O baixinho (que não é o Romário) fez de tudo para conseguir jogar o ex-petista dentro do PMDB. Os comentários nos corredores da Câmara dão conta que até recorrer ao prefeito ACM Neto (DEM) o deputado estadual tentou. Pelo jeito, nem intervenção do Senhor do Bonfim, líderes soteropolitanos do PMDB colocaram o pé.
Cão que muito ladra não morde
Que Marcell Moraes fazia muito barulho na Câmara quando era vereador de Salvador, isso é inegável. Até pasta na cara chegou a jogar no colega Léo Prates (DEM). Sem contar as críticas que fazia a correligionários. Com tanto alvoroço, tudo levava a crer que sua atuação na Assembleia Legislativa da Bahia seria bombástica, mas, como disseram alguns deputados que conversaram com o Bocão News, Moraes anda mais apagado que luz de candeeiro. Quando sobe na tribuna, os colegas não dão tanta atenção, e ainda é motivo de chacota: ‘lá vai o deputado dos cachorrinhos’. A crítica dos colegas é que em todo discurso, Marcell fala sobre o mesmo assunto. Claro que a causa é justa, mas ser deputado é defender outras causas também. Deve ser por isso que volta e meia Marcell é visto nos corredores da Câmara de Salvador... deve ser saudade.
Nilo sem policiais
Parece que o governador Rui Costa está mesmo empenhado em retirar os 63 policiais militares que estão à disposição da Assembleia Legislativa da Bahia. O presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), está bastante resistente. Rui quer colocar os militares para trabalharem nas ruas, voltando à função original. Com isso, os policiais vão perder as gordas gratificações. O governador quer disponibilizar 20 militares da reserva para atuarem como seguranças da presidência até mesmo como motoristas de deputados.
Briga no PDT
O nome do deputado estadual Roberto Carlos vem ganhando força para comandar o PDT na Bahia. Contudo, o parlamentar terá que enfrentar um inimigo dentro da Assembleia Legislativa da Bahia: o presidente da Alba, Marcelo Nilo. Como todos já sabem, Nilo sairá do partido magoado com o atual presidente, Félix Mendonça Jr. De acordo com um parlamentar que confidenciou à esta coluna, a ira de Nilo será inevitável já que Roberto Carlos deve alguns ‘favores’ ao presidente do Legislativo baiano. Há quem lembre quando agentes da Polícia Federal invadiram o gabinete do parlamentar, em 2012, com suspeita de manter funcionários fantasmas. O presidente teria conseguido ‘contornar’ a situação.
Sem fundo?
O governo do estado abriu nova linha de editais para financiar projetos de Cultura. Até aí tudo bem: mais dinheiro para esse importante setor do estado. Contudo, existem artistas do interior que estão sem receber as verbas dos projetos anteriores. Tem um caso específico de um músico que está para receber R$ 20 mil e precisou pegar dinheiro emprestado para honrar com as dívidas do projeto que já foi executado. A crise está "braba".
Zona dourada
A cobiçada área de estacionamento público em Salvador está sendo motivo de disputa por grandes empresários da capital. Com peso de ouro, a exploração da Zona Azul foi motivo de um ríspido bate-boca entre empresários em um renomado restaurante japonês de Salvador.  Até os garçons tiveram que intervir.
Luzes de Deus
Na Bíblia, no Genesis, há uma menção de que Deus, na criação do mundo, falou: que haja luz. Pelo que se comenta aos redores da estátua de Thomé de Souza, em Salvador foi quase a mesma coisa. Um político de nome divino orquestrou uma possível articulação no mercado de iluminação pública de Salvador e levou metade do negócio. Vale ressaltar que o setor vem sofrendo fortes críticas por parte da população que não está contente com as luzes ou onde faltam elas na cidade. Há rumores de que a fatia do bolo foi quase um dízimo. Em tempos de insegurança na capital, a luz começa a ser alvo de críticas dentro e fora da administração.
Portas na cara
A reforma política e o financiamento privado de campanha têm deixado vereadores e prefeito, de olho nas eleições municipais de 2016, de orelha em pé. Aflitos, muitos se anteciparam e tentam procurar empreiteiros, empresários dos ramos do lixo, educação e medicamentos em busca de uma acolhida. Em tempos de Lava Jato e investigações da Polícia Federal, a turma tem constantemente tem recebido portas na cara. Mas prometeram não desistir.
Fora do ninho
Apesar de não abrir seu futuro político nem com quais legendas negocia, Walter Pinheiro (PT) não tem mais participado das reuniões da bancada do partido no Senado. Paulo Paim, que também pode deixar a sigla, aparece uma vez ou outra.
Estranho no ninho demista
Em Lauro de Freitas, o comentário geral é sobre como será recebido pela aristocracia demista o ex-comunista, ultraradical, Chico Franco, que se lançou como pré-candidato do Democratas à prefeitura. Os primeiros passos no novo ninho estão sendo filmados atentamente pelos novos aliados e pelos ex-companheiros.

Atendimento diferenciado


Visando as eleições de 2016 na qual pretende ocupar uma vaga na Câmara Municipal, o presidente do Partido Democratas (DEM) de Salvador, Heraldo Rocha, já adianta seus atendimentos à população. Como a vereança ainda não se concretizou, o ex-deputado e também ex-secretário abriu mão do terno e gravata por um figurino mais despojado e decidiu fazer jus ao 'quanto mais perto do povo melhor'. 

De bermuda e ryder, sem o tradicional cafezinho de boas-vindas e em um cenário com direito a cadeira de estofado florido, ele ouviu os reclames dos eleitores, anotou tudo no A4 do ofício e planejou sua candidatura. Tudo à lá à vontade, à base da sombra e da água fresca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp