Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: PTN aposta no doido e guerra antiaborto na Câmara

Publicado em 30/07/2015, às 06h50   Editoria de Política (@BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Prevendo o futuro
A tese do isolamento da presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), pode se confirmar com seu próprio depoimento. A mesma disse que não vai indicar ninguém para sua sucessão no município. A justificativa é a de que muitos políticos estão sendo enquadrados pelo Tribunal de Contas dos Municípios e ela não quer se ‘sujar’ com a indicação desacertada. Isolamento ou previsibilidade?
Dobradinha no PRB
A prefeita ainda disse que não tem pressa para definir em qual partido vai ingressar, já que não será candidata no próximo pleito. Apesar disso, tem fortes indícios de que faça parte do PRB. Rasgou elogios à presidente da legenda, deputada federal Tia Eron.
Triângulo político
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo ( PDT ), acredita que o governador Rui Costa vai apostar em três candidaturas para enfraquecer o prefeito ACM Neto. Em entrevista ao Bocão News, Nilo apontou um triângulo formado por Lídice da Mata (PSB), Alice Portugal (PCdoB) e Antônio Brito (PTB). Desta vez, tirou o time de campo e assegurou que não vai ser candidato. O presidente agora mira o Senado.
Com o rei na barriga
Antes da chegada para a entrevista, o dinossauro da Assembleia Legislativa conseguiu protagonizar uma cena digna do presidente Barack Obama. Duas horas antes do horário marcado, um segurança "pegada MIB"  foi enviado e fez questão de comunicar na recepção: "vim averiguar o local". Como não foram encontradas bombas ou nenhuma outra ameaça à integridade do presidente da Alba, a entrevista seguiu de forma tranquila.
Anunciar o anunciado
A presidente Dilma Rousseff vai desembarcar em Salvador, novamente, no início do mês de agosto. A data ainda não foi confirmada, mas é o governador Rui Costa que está articulando a visita. A petista vem anunciar obras de encostas, do metrô e outras que todo mundo já ouviu falar. Os comentários mais venenosos, da própria base, é a de que a presidente vem anunciar o que já foi anunciado. Em síntese, ela já havia anunciado os recursos para o VLT, projeto do governo estadual, e para o BRT, da prefeitura, em 2013. Na verdade, a visita servirá de termômetro após a popularidade da presidente cair na região onde mais obteve votos. 
Projeto Antiaborto I
Nos corredores da Câmara, o fotógrafo do Bocão News registrou um diálogo entre a vereadora Cátia Rodrigues e seu marido, com o líder do governo, Joceval Rodrigues (PPS) e o líder da oposição, Suíca (PT). A conversa foi em meio à tensão do plenário por conta do projeto de lei da legisladora municipal que cria a semana de conscientização antiaborto. A negociação rolou a solto. A bancada religiosa fechou como questão de honra a aprovação da matéria, mas diante de toda a polêmica, será muito difícil passar no plenário.
Projeto Antiaborto II
Por falar no projeto Antiaborto, a vereadora autora, Cátia Rodrigues (PROS), estava tremendo de raiva. A postura de Aladilce (PCdoB), com uma postura contrária ferrenha à matéria, tem tirado o sossego da pacata parlamentar municipal. Cátia chegou a dizer que o que a comunista está fazendo é algo "de cunho pessoal". Virou questão de honra mesmo.
Diário
A crise financeira chegou à Empresa Gráfica da Bahia, mais precisamente na impressão do Diário Oficial do Estado. Além de ter sido retirado o noticiário Diário do Executivo desde a gestão de Wagner e uma mudança na questão gráfica do periódico, mais uma vez mudanças perpassaram a página do informativo: agora só roda preto e branco. Será que foi para economizar a impressão colorida? O único caderno colorido, agora, é do Legislativo, inclusive, as modificações do designer não foram passadas para a equipe da Alba, cujas mudanças caíram de paraquedas, segundo relatos. Se a mudança for para evitar gastos, uma contratação fechada essa semana vai na contramão do enxugamento. A Egba divulgou a Edigráfica Gráfica e Editora como vencedora para realizar serviços de impressão offset, incluindo pré-impressão, insumos e matéria prima, acabamento e entrega, para fabricação de livros didáticos no valor total de R$ 803,9 mil. 
Pão delícia
Fazendo jus ao título da coluna, o fotógrafo do Bocão News, numa ar cômico, flagrou o vereador Arnando Lessa (PT), comendo um bom e velho misto quente ao lado do seu colega de partido, vereador Gilmar Santigo (PT), no ponto mais bem informado da Câmara de Salvador: o cafezinho. Gilmar brincou e questionou a Lessa se a comida era pizza e o petista respondeu na gargalhada negativamente. Como a sessão não terminou em pizza, terminou com um pão com manteiga.
Ouvidor
O governador Rui Costa (PT) é tido  entre os integrantes da base como novo ouvidor da prefeitura. No evento em que garantiu as obras do centro histórico da capital, pelo que se comenta, o petista tem ouvido apelos que não é da sua alçada. Os mais próximos dizem que ele permanece com o ouvido de vereador, atendendo a demanda perto do povo.
Pelegrino limado
As andanças do governador Rui Costa pela capital baiana inaugurando e autorizando obras são estratégicas do ponto de vista já eleitoral. O governador  Rui Costa quer pavimentar sua popularidade nas comunidades mais carentes de Salvador e para isso tem levado consigo vereadores da base aliada, deputados e secretários com bom trânsito entre o eleitorado. Mas, isso tem acirrado a concorrência pelo microfone nas horas dos eventuais discursos e em uma dessas ações teve gente que acabou sobrando. No ato de assinatura do início das intervenções em ruas do Centro Histórico pelo governador, o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, estava inscrito na lista para falar e seria o antecessor de Rui, mas foi limado. Após vereadores e deputados discursarem, o cerimonial anunciou Rui e o secretário ficou sem a oportunidade de tecer seus comentários a respeito das obras no coração do Centro Histórico da capital, um dos destinos turísticos de Salvador.
Herança do doido
Caso o deputado estadual Pastor Isidório se filie ao PTN e leve adiante a candidatura a prefeito de Salvador, quem vai se dar bem são os vereadores do partido que tentarão a reeleição. Sem a máquina da prefeitura, desde que deixaram a base de ACM Neto, os vereadores estão com dificuldade de mostrar pra seus eleitores obras ou qualquer coisa que valha o voto. Com Isidório e seu discurso de doido, os petenistas vão atrás dos eleitores que apostam no maluco beleza. Por aqui, ele teve 58 mil votos dos 123.234 em todo o Estado. Uma das mais altas votações sem espaço na propaganda eleitoral. Isidório domina o marketing pessoal como poucos. Diz que é ex-gay, pede que votem no doido que vai acabar com as drogas. Faz da Fundação Dr. Jesus seu grande trunfo, já que tira das ruas usuários de drogas, quase todos viciados em crack. Trata o usuário e a família deles. Em baixa, os vereadores do PTN vão, a todo custo, querer surfar na onda do Pastor Sargento Isidório.
O preço dos holofotes
Todo gestor quer e precisa de holofote. Há os que exageradamente chamam a imprensa toda vez que quer mostrar algo que fez ou ainda vai fazer, como se não fosse obrigação do gestor trabalhar. Desta vez, porém, o prefeito ACM Neto exagerou. Na segunda (27), centenas de crianças lotaram a Praça Municipal. Todas sentadas estrategicamente em carteiras escolares entregues pela prefeitura às escolas municipais dentro do Programa Combinado da Secretaria de Educação. Pode até parecer bonitinho, mas não passou de uma ação de mau gosto. Botar crianças sentadas em carteiras debaixo de sol escaldante para mostrar que está trabalhando passou do limite do bom senso. Até Thomé de Souza, guardião da Praça Municipal, ficou boquiaberto. Os pombos, que fazem do espaço sua morada, se compadeceram e seguraram o orifício para não sujar aqueles meninos e meninas da rede pública de ensino de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp