Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Benito Gama sem graça, Quitéria isolada e Wagner pop star

Publicado em 23/07/2015, às 06h40   Editoria de Política (@BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Isolamento e frustração
Eleita presidente da UPB tendo como padrinho Luiz Caetano, então prefeito de Camaçari, Maria Quitéria teve seu mandato renovado à frente da entidade. Muito se falou do poder dela e das possibilidades de se tornar deputada estadual em 2018. Pura especulação. O que se observa hoje é a prefeita isolada, sem força política e que pode, caso não reverta logo a situação, cair no ostracismo. Quitéria é prefeita pela segunda vez de Cardeal da Silva, município minúsculo que não lhe dá visibilidade.
Pop star
Jaques Wagner, ministro da Defesa, nunca viaja sem ao menos dois seguranças no voo onde quer que vá, e ainda tem viatura oficial para lhe buscar na pista do aeroporto. Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação, viaja sozinho e, ao chegar, vai embora de táxi. É a importância do cargo ou a autoimportância?
Livro “quase” aberto
O silêncio do deputado Carlos Ubaldino, acusado de ser um intermediador entre o empresário Kells Belarmino Mendes, preso na operação Águia de Haia da Polícia Federal, foi rompido no dia do velório do pai de Rui Costa. O parlamentar falou ao Bocão News e disse que sua vida é um livro aberto e que abriu tudo aos agentes. O pessedista não considerou a busca invasiva, pelo contrário, elogiou o trabalho da PF e disse que o órgão tem prestado serviço relevante ao país. Mas caiu em contradição em relação ao que pregou seu representante, Ananias Daebs, que contou à imprensa que o contato entre deputado e empresário se deu no gabinete na Alba. Ubaldino disse que o primeiro encontro foi em Correntina, quando deixava um culto na cidade e foi procurado pelo líder do grupo acusado de fraudar licitações na Bahia. "Ele disse que queria visitar a Bahia. Sete ou oito meses depois ele chegou em meu gabinete e encontrou lá o Moreira [prefeito de Itapicuru]", diz o deputado, que defende sua lisura como cidadão.
Neto sai e Rui faz a festa
O governador Rui Costa tem buscado ampliar sua popularidade na capital baiana junto às camadas mais populares. Pela segunda vez, o petista realiza agenda administrativa em Salvador em bairros periféricos durante ausência do prefeito ACM Neto (DEM). A tática é se tornar mais conhecido e fazer com que seu nome tenha peso no pleito municipal do ano que vem para apoiar um eventual candidato que possa enfrentar o democrata na briga pelo Thomé de Souza. Durante assinatura de ordem de serviço para construção de contenção de encostas na Vila Canária, o governador esteve acompanhado de nomes que já se colocaram à disposição para disputar a prefeitura como o deputado Sargento Isidório, o vereador Gilmar Santiago e o deputado federal Antônio Brito, que pode ser uma opção no PTB. Lá, os prefeituráveis fizeram discursos inflamados com críticas ao Executivo municipal e elogios ao governo petista. Logo na chegada à comunidade, Rui tratou de falar com os moradores e de um canto partiu o breve diálogo: "- Ele está mais carismático. - Claro, amigo. Do jeito que ele era, estava mal".
Uma vela para Deus e outra para o Diabo
Os assessores do líder do PT na Alba, Rosemberg Pinto, já não aguentam mais ter resolver as demandas do parlamentar Marco Prisco (PSDB). Sim, ele mesmo. O tucano que vive falando mal do governo no plenário da Casa, corre para o petista para que suas demandas sejam atendidas. Em seu primeiro ano como parlamentar, Prisco quer mostrar resultado e não se importa com os meios para chegar ao fim que deseja. É acendendo uma vela para Deus e outra para o Diabo.
Desconfortável
A postura do ex-deputado estadual Capitão Tadeu, durante um encontro PSB no final de semana, chamou a atenção dos militantes. Na ocasião, ficou boa parte do tempo no fundo da plenária, de cabeça baixa, escrevendo em um papel. Quando convocado para ir falar na frente, recusou e agradeceu dizendo que o espaço era pequeno. Será que esta desconfortável com alguma liderança ou com a sigla? Eis a questão.
Para todo mundo ouvir
No debate em que esteve na companhia do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), na semana passada, o vereador Cláudio Tinoco (DEM) foi tão enfático na afirmação de que deseja ser prefeito de Salvador que nenhuma sala de jantar de família vai ficar sem falar do assunto. Em frente aos alunos do colégio integral, expressou diversas vezes do seu desejo e garantiu que vai trabalhar para isto junto ao grupo político que representa.
Escola dos outros, meus gringos primeiro
No mesmo encontro, Tinoco defendeu no debate que a educação em Salvador tem que ser melhorada e ampliada, mas disse categoricamente que seu desejo real para seus próprios filhos - em idade escolar - é mandá-los para fora do país. "Eu não tive chance de fazer isso por mim e agora quero fazer isso por eles".
Os alunos que acompanharam o debate não perdoaram na resenha do WhatsApp geral.
 O desespero do vereador
A informação que circulou nos corredores da Câmara nesta quarta-feira foi a de que o vereador Henrique Carballal (sem partido) estava muito nervoso tentando contatos constantes com o vereador J. Carlos Filhos (sem partido). A pressa do parlamentar municipal gira em torno das danças das cadeiras partidárias. Tanto ele, como J Carlos, estão fora do PT e estão na corda bamba a espera do mexer das peças do xadrez político soteropolitano para, enfim, ingressar em alguma sigla e buscar reeleição. Pelo que se sabe, a questão do coeficiente eleitoral das legendas tem pesado e preocupado bastante aqueles que querem migrar.
 A espera de Roma
É forte o rumor de que os vereadores estão ansiosos para o retorno do prefeito ACM Neto (DEM) do Vaticano. Pelo apurado pelo Bocão News, muitos querem saber em que partido o chefe do Thomé de Souza deverá ficar e, a partir disso, começar a organizar o baba de 2016. Alguns chegam a brincar com a visita: "O prefeito foi pedir conselhos a Francisco". Os mais apreensivos estão os "sem partido" e aqueles que têm ligações com Neto, mas não sabem para onde correr. "Agora ACM Neto terá sua base de verdade, a oportunidade de constituí-la", confidenciou um vereador. 
 Confuso e sem graça
 Sem graça e de sorriso amarelo, o deputado federal Benito Gama participou na noite desta quarta-feira do encontro do PTB que iria discutir os rumos da legenda no ano que vem. Gama teve que engolir a seco a decisão do partido em apoiar o governador Rui Costa, já que ele levantava a bandeira de migrar para a base oposicionista do prefeito de Salvador, ACM Neto. Gama ficou visivelmente desconsertado ao ser questionado sobre a dicotomia em estar com um pé no governo e outro na oposição, já que uma de suas filhas assume cargo na estrutura municipal. Preferiu dizer que não se envolve nas questões política das filhas e que Thaissa Gama é um quadro técnico na prefeitura. Não se envolve, mas pediu o cargo para a filha em troca do apoio. Confuso, Gama ainda terá que digerir o apoio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp