Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Pinheiro mira fusão e Bellintani causando ciúmes e mais

Imagem Na Sombra do Poder: Pinheiro mira fusão e Bellintani causando ciúmes e mais
Confira os bastidores da política nos âmbitos municipal, estadual e nacional  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/05/2015, às 06h25   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Mirando fusão PPS/PSB
Walter Pinheiro nega saída do PT, mas a possibilidade é cada vez mais real. Além do interesse explícito do PSD, outra alternativa estudada pelo senador é a ida para o partido que vai surgir da fusão entre PPS e PSB. Como a lei eleitoral não alcança com punição quem deixa uma legenda para entrar em outra recém-criada, Pinheiro não corre esse risco. O único problema é ter que disputar com Lídice da Mata, tida como uma espécie de dona do PSB. 
Família de mudança
Quem também pode deixar o PT para se unir à Lídice da Mata e companhia é o deputado federal e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e sua esposa, a deputada estadual Luiza Maia. Devem ir com a segurança de que não terão seus mandatos requeridos pelo PT. Assim, Caetano se sentirá livre e leve para disputar com seu afilhado Ademar Delgado o comando de cidade da Região Metropolitana de Salvador.
Esperança que nunca morre
Se tem alguém adepto da máxima "a esperança é a última que morre", esse alguém é Yulo Oiticica. Depois de ter perdido a eleição para deputado federal e se sentindo abandonado pelo PT, ele recebeu o convite de Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, para assumir as finanças da Casa, no lugar de Marcos Presídio. Apesar do salário tentador, ele aguentou firme e forte até receber o convite para ser o ouvidor do Estado, com salário tão pomposo quanto. O diferencial é que ele, finalmente, se sentiu acalentado pelo PT.
Para onde irei...
A foto do ex-pestista Sérgio Carneiro com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), no lançamento do livro da trajetória política do seu pai, o ex-senador João Durval, deu o que falar nos bastidores, inclusive em Feira de Santana. Conforme noticiado pelo Bocão News, a conversa muito próxima dos dois jovens políticos abre precedente de uma possível ida de Carneiro para o DEM e seguir num possível apoio ao prefeito feirense José Ronaldo. Contudo, ao responder uma indagação do repórter do site no Twitter, não deixou o assunto bem claro assim. Questionado se iria para o DEM, respondeu: "Aguardo fim da reforma política no Congresso para fazer nova opção. Certamente, coerente com a minha caminhada até aqui".
Ciumeira
Nenhum secretário foi prestigiar Bellintani na cerimônia de entrega da Escola Lélis Pinheiro, em Cosme de Farias. O prefeito ACM Neto está acostumado a ser rodeado pelos seus staffs, principalmente os do primeiro escalão. Mas, parece que se o anfitrião da festa for Guilherme Bellintani, ninguém aparece. Neto disse em seu discurso que Bellintani "é competente e um dos mais brilhantes colaboradores do seu quadro, e porque não do país". Por isso, nenhum outro secretário está disposto a ouvir os eleogios, já que comentasse pelos corredores do Palácio Thomé de Souza que o ciúme é grande. Já Bellintani disse em sua oratória que sua ida para a secretaria de Educação "foi um prêmio que Neto deu a ele e que ele vai agradecer ao prefeito pelo resto da vida dele".
Sem moral?
O líder da oposição, vereador Suíca (PT), esbraveja aos quatro cantos que está indignado com o não convite oficial da visita do governador Rui Costa (PT), ao lado do prefeito ACM Neto, na Baixa do Fiscal. Ele alegou que nenhum vereador foi informado e culpa a articulação política do governador pela falha. Porém, Gilmar Santiago (PT), ex-líder da oposição na Câmara de Vereadores, lá esteve. E agora, José?
Oposição rachada I
O discurso inflamado do deputado Targino Machado na Assembleia Legislativa, nesta semana, acendeu a crise da oposição baiana. Quem quer ver o mar pegar fogo para comer peixe frito é o governador Rui Costa que deve estar adorando esses desencontros da bancada contrária ao seu governo.
Oposição rachada II
Por falar em Machado, diferente de posar como ‘paladino da oposição’ e não ‘comer reggae’ de Aleluia com o discurso ‘oposição com responsabilidade’, as críticas contra os deputados federais do DEM da Bahia e do próprio ACM Neto tem cheiro de expulsão. Comenta-se nos bastidores que Machado anda desgostoso com o DEM faz tempo e não esconde de ninguém. Ele quer sair candidato a prefeito de Feira de Santana, reduto de José Ronaldo (DEM), cacique forte da sigla. Forçando expulsão, se juntaria ao deputado Carlos Geilson, fora do PTN, para ingressar em alguma sigla e mirar 2016.
Peixe fora d’água
É engraçado ver o prefeito ACM Neto com o governador Rui Costa na Governadoria. Deixa transparecer que o chefe do Palácio Thomé de Souza fica um tanto desconsertado. Um peixe fora d’água ou um pássaro fora do ninho. Quando entra no local será que lembra dos tempos do avô como manda chuva da política e do governo do estado?
Um pé em Brasília outro em Salvador
Apesar de ter deixado a Câmara de Vereadores de Salvador e seguido para a Federal, a deputada Tia Eron (PRB) não quer largar o doce. Saiu do Legislativo municipal e impôs que o vereador Sabá (PRB) mantivesse seu gabinete. Dez cargos comissionados nomeados por ela continuam na assessoria de Sabá. 
Sinal amarelo 
Parece que não surtiu efeito o sinal amarelo aceso durante a votação do reajuste salarial dos servidores públicos, quando deputados estaduais aliados de Rui Costa não participaram da votação como protesto às articulações do governo petista. Uma semana depois, a falta de diálogo continua. "Não mudou nada, parece que nem se importaram. Mas tem muita gente ainda chateada. Está difícil defender o governo assim", confidenciou um parlamentar nos corredores da Assembleia Legislativa da Bahia. 
Batalha judicial
O Tribunal de Justiça da Bahia enviou, na semana passada, para a primeira instância o processo criminal movido pelo ex-deputado federal Emiliano José (PT) contra o seu colega Carlos Gaban (DEM). Os políticos, como não conseguiram se reeleger, perderam o foro por prerrogativa de função (direito concedido a parlamentares, presidentes, ministros, juízes e membros do MP de serem julgados por um tribunal diferente ao de primeira instância). Emiliano José acusa Gaban de calúnia, crime que prevê pena de seis meses a dois anos de detenção e multa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp