Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Célia e Leão assumem, rescaldos políticos das chuvas e mais

Publicado em 30/04/2015, às 09h07   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

O poço da tragédia
Numa fase de desastres naturais em Salvador, um ouvinte da Rádio Metrópole, ao ver o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto sobrevoarem as áreas atingidas pelos deslizamentos de terra na capital baiana, externou ao vivo um pensamento trágico:
- Deus me livre e guarde, mas se esse helicóptero caísse, a capital seria governada por Célia Sacramento e o estado por João Leão.
A frase do ouvinte ecoou no meio político. Nos bastidores das casas legislativas baianas, da Prefeitura de Salvador e da Governadoria, a possibilidade de a vice soteropolitana confusa e do vice investigado na Operação Lava Jato assumirem causou muitos calafrios pelos corredores.  O comentário é que seria o ‘poço da tragédia’.
Timidez oposicionista
Após as 15 mortes por deslizamentos de terra em Salvador e alagamentos por toda a cidade com as chuvas, aliados do prefeito ACM Neto estão comemorando a falta de contundência dos oposicionistas da capital baiana nas críticas ao gestor. Comemoram, também, a essa altura do campeonato, a ausência de um nome do grupo político para bater de frente com Neto.
Tragédia x Política
Mesmo não sendo incisivos, alguns oposicionistas aproveitaram a oportunidade para iniciar um debate que vai terminar nas urnas em 2016. A petista Vânia Galvão disse que o prefeito só se preocupa com festas. Suíca, Lessa e Gilmar afirmaram que era uma 'tragédia anunciada'. Após a repercussão negativa, os contrários ao prefeito ACM Neto abaixaram o tom das críticas e afirmaram que não vão utilizar o fato para detonar o demista nas eleições. Um fardo que o prefeito terá que sustentar.
Jogo de empurra
Enquanto, os defensores de ACM Neto acusavam o governo do estado, através da Conder, por não construir as encostas anunciadas no ano passado, os opositores, em tom moderado, responsabilizavam o gestor soteropolitano por não implantá-las. E mais um período de chuvas trágicas se vai, pessoas morrem e os problemas continuam.
Disputando telefonemas
Se Rui Costa e ACM Neto já disputavam por espaço político, idas à Brasília, e até velocidade de reação aos anseios da sociedade, com os problemas causados pelas chuvas em Salvador, passaram a guerrear por quem recebeu primeiro a ligação da presidente Dilma. Quase simultaneamente, as assessorias de Comunicação encaminharam notas à imprensa gabando-se do telefonema presidencial.
Gargalhando na cara do Turismo
Após o estado diminuir impostos da TAM, diretores da empresa aérea se sentiram motivados a dar 'de presente' uma linha para Salvador.  Em meio às opções internacionais que seriam bastante custosas para a empresa, o secretário estadual de Turismo escolheu: Salvador/Vitória da Conquista.
A opção, acatada com uma incomum rapidez pela TAM, virou alvo de gargalhadas e chacotas dos diretores da empresa. Por outro lado, o governador Rui Costa ficou completamente transtornado com a nada estratégica escolha pessoal do titular de uma das mais importantes pastas para a Bahia.
O ACM de Camaçari 
Quem pensa que retaliar o adversário nos meios de comunicação era coisa do senador Antônio Carlos Magalhães - morto em 2007 -, se enganou. A prática pode ser vista em Camaçari. O prefeito Ademar Delgado, do PT, proibiu os veículos de comunicação da cidade de abrirem espaço para seus novíssimos adversários. 
Seu criador - o atual deputado federal Luiz Caetano - e a deputada estadual Luiza Maia, ambos petistas, estão proibidos de dar entrevistas sob pena de os veículos de comunicação perderem seus contratos com a prefeitura. Tem até cláusula com a proibição, mas é verbal. Afinal, ninguém em política é bobo.
Luiz Caetano, a debutante
O deputado federal Luiz Caetano (PT-BA) está se sentindo a debutante no baile dos 15 anos em que todos querem dançar a valsa da noite. O petista é sondado por diversas legendas para se unir aos quadros partidários de olho na disputa em 2016. PMDB e Pros são alguns daqueles que desejam a valsa. Porém, a tática, segundo uma fonte próxima do parlamentar, é a disputa interna com o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado. A possível prévia pode esquentar a "festa", uma vez que o governador Rui Costa entrar na dança e impor os traçados.
Mais baixas
Por falar em Pros, é sabido que a articulação da sigla corre a nível nacional e deixa de fora Maurício Trindade, que nega de pés juntos que não há possibilidade de junção com o PT. O prefeito de Salvador, ACM Neto pode perder outros aliados. A situação pode ser definida até junho, conforme informação passada por Josias Gomes (PT), secretário de Relações Institucionais.
Engolindo a seco e espumando
O prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, teve que engolir a seco a servidora Andréa Gonzalez, que foi exonerada pelo gestor após críticas direcionadas ao petista no Facebook. Concursada há 15 anos, a servidora ficou afastada por dois meses. A Justiça julgou improcedente a exoneração e o prefeito teve que reintegrar a professora. Já se sabe que o petista está espumando de raiva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp