Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Rui dá rasteira em Camaçari, choro de Argolo e muito mais

Publicado em 16/04/2015, às 09h24   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Rasteira em Camaçari
De posse de pesquisa encomendada pelo PTN, o governador Rui Costa (PT) planeja uma rasteira no deputado federal Luiz Caetano, visando a prefeitura de Camaçari. Rui não quer Caetano de volta ao comando da cidade mais rica da Bahia. O líder estadual pensa numa chapa encabeçada por Ademar Delgado, que chega ao terceiro ano de administração cambaleando das pernas, e na sua vice o "idolatrada" pelo povo de Camaçari, José Tude (PTN). Tude, o original, vem liderando com folga as pesquisas. A costura está sendo feita entre Rui e o mais novo amigo do petismo, João Carlos Bacelar, deputado federal e presidente estadual do PTN.
Favas contadas
Segundo relatos de fontes próximas ao ex-deputado federal Luiz Argolo, a possibilidade  real de prisão era de total conhecimento dele. Antes de ser preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, ele esteve na fazenda dos pais e contou a eles que sabia que seria preso. "Chorou feito criança. Mas ele já estava pronto para o que ia acontecer na semana passada", contou uma fonte. A ideia de Argolo era se afastar por um tempo e fazer um projeto de regressão: voltar a política local e posteriormente vislumbrar o retorno para o Congresso.
Sem bota
Além de demonstrar preocupação com as chuvas que assolaram a capital baiana nas últimas semanas por interferir na via dos cidadãos, para descontrair, o prefeito ACM Neto (DEM) também ficou ‘retado’ por outro motivo: um amigo do alcaide confidenciou que em uma das vistorias in loco feita pelo democrata faltou bota e o sapato mocassim quase fica no meio do lamaçal. Todo mundo sabe o quanto o prefeito é vaidoso e gosta de se vestir bem, o que vem fazendo escola entre jornalistas que cobrem política e correligionários que andam a seu lado.  
Aparando arestas
Nos corredores da Câmara é cada vez mais forte o rumor de que a relação entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o presidente da Casa Legislativa, Paulo Câmara (PSDB) não anda nada bem. Os resquícios da briga dizem respeito à relação muito próxima do tucano com os vereadores do PTN, hoje na bancada de oposição do democrata. Reuniões foram realizadas nos últimos dias para aparar as arestas entre os dois chefes dos poderes políticos da capital soteropolitana.
Queda de braço
A queda de braço dos vereadores Henrique Carballal (PT) e Paulo Câmara, evidenciada desde quando um jornal baiano publicou nota em que acusou o ex-petista de ser “persona non grata” na base do governo, vem rendendo cada vez mais. O assunto ultrapassa as picuinhas da Comissão do Carnaval, onde os dois brigam pela tutela através de aliados. Tudo passa por briga de representações nos microfones do legislativo. 
Reunião da Comissão do Carnaval
Após as polêmicas, a Comissão do Carballal (a oficial), presidida pelo vereador Arnando Lessa (PT), acontecerá nesta quinta-feira (16), no Centro Cultural da Casa Legislativa. Resta saber se as entidades carnavalescas convidadas para o evento vão aderir tranquilamente ao colegiado ou se Lessa terá dificuldades para mobilizar os donos de blocos.
Patinhos feios
Hilton Coelho está para a Câmara de Salvador assim como Luiza Maia (PT) está para a Assembleia da Bahia. No aumento da verba de gabinete das casas legislativas, ambos se posicionaram de forma isolada contra a medida.  Enquanto a deputada estadual continua bradando contra o presidente Marcelo Nilo (PDT), o vereador socialista diz que seria necessário que houvesse mais debate. No final das contas, os patinhos feios, apesar de reclamarem, sairão ganhando com o aumento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp