Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Josias Gomes fritado, briga em Itaberaba e muito mais

Publicado em 28/03/2015, às 19h50   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Relação azeda
Com menos de três meses de governo Rui Costa, a relação entre o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, e os vereadores de Salvador já está pra lá de desgastada.  Além da dificuldade dos edis no contato direto com Rui, a “supervisão” de um funcionário nomeado recentemente pela Conder às ações dos edis soteropolitanos tem incomodado os vereadores. O “espião” do secretário de Relações Institucionais tem, inclusive, participado das atividades legislativas e tentado aproximação com alguns vereadores da Casa. Nos bastidores, reclamam que Josias Gomes, ao invés facilitar o contato com o governador, quer afastar Rui Costa para bem longe dos edis.
Líder por dedicação
O vereador Carlos Muniz (PTN) tem assumido ferrenhamente o seu papel de oposição na Câmara de Salvador. Muitos já dizem que seu desempenho já é melhor que a do petista, Luís Carlos Suíca. Em plenário, o edil Paulo Magalhães Júnior (PSC) disse em alto em bom som: fico impressionado com a dedicação do vereador Carlos Muniz, que está sendo mais líder que o próprio líder da oposição.
Cereja no bolo
Antônio Brito é tido com a cereja do bolo da proposta de fusão DEM-PTB na Bahia. O trabalho com filantrópicas, grande pedra no sapato da Secretaria Municipal de Saúde é bem visto pelo prefeito ACM Neto. Mas a situação dele não está fácil por conta do vínculo com governo estadual. O prefeito de Salvador sabe que a parte técnica que se pode aproveitar do PTB na Bahia está estritamente ligada aos Britos. Edvaldo no tributário e no papel qualificado que pode exercer na Câmara e Antônio Brito pela parte da saúde, da ligação com a fundação e o trabalho que foi feito com creches e na secretaria de ação social. Os Britos serão a última noiva a ser disputada nessa história. Benito Gama e Jonival Lucas já tão com o “25” colado na testa.
O inocente de Itaberaba
O governador Rui Costa que entregou obras no município de Itaberaba na última terça-feira (24) subiu ao palanque para declarar que acredita na inocência do prefeito João Almeida Mascarenhas Filho, acusado de desviar mais de R$ 1 milhão por mês na administração municipal. Até os funcionários da prefeitura ficaram surpresos com a defesa efusiva do governador do estado.
Briga de família em Itaberaba
Por trás de todos os escândalos envolvendo desvios de dinheiro público em Itaberaba, uma robusta briga política de família envolve a sucessão municipal. A história começou com o ex-prefeito Jadiel Mascarenhas que, cassado, foi impossibilitado de registrar candidatura e apadrinhou o irmão João Almeida Mascarenhas Filho. Depois do traumático rompimento, sobram farpas dos dois lados. O sobrinho de João Filho, o odontólogo Ricardo Mascarenhas, filho de Jadiel, já se considera pré-candidato a prefeito e detona o tio nas redes sociais. Antes das denúncias, tudo caminhava para que a bandeira da paz fosse levantada. Depois do escândalo, a união familiar parece cada vez mais distante.
Se a eleição fosse hoje...
As desenvolturas de Rui Costa e ACM Neto diante das câmeras e gravadores, durante coletiva na Governadoria após encontro, não passaram despercebidas pelos jornalistas, mesmo após quatro horas de chá de espera. Apesar do desmonte dos palanques, foi inevitável não matutar o possível cenário de 2018, quando o petista e democrata devem se enfrentar. Se a eleição fosse hoje, ACM Neto venceria Rui Costa com ampla margem de vantagem na comparação oratória e postura, mas Rui já mostrou que sabe virar o jogo.
Farra na Assembleia
Parece que os deputados baianos têm muito mais a comemorar, além do aumento salarial. Na segunda-feira (23), caixas de whisky no lixo do corredor do segundo andar do prédio Nelson Ribeiro mostravam que a farra nos gabinetes durante o fim de semana foi farta. Resta saber se os parlamentares participaram da festinha ao lado dos seus funcionários.
Quem avisa amigo é
De Rosemberg Pinto para Marcelo Nilo, com direito a tapinha no ombro, após o presidente subir à tribuna para reclamar dos servidores e deixar o plenário: “Você está discursando demais”.
Fofoca? 
A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), trata como “fofoca” as notícias de que ela estaria fortalecendo Joaci Pena, ex-marido de Rilza Valentim, ex-prefeita de São Francisco do Conde, para que ele dispute o pleito em 2016 contra o atual prefeito. “Tem muita fofoca. Inclusive, já vieram dizer que o empreguei na UPB para dar visibilidade”.
Política com futebol I
O deputado José Rocha (PR), presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, pulou uma enorme fogueira essa semana. Depois de ser desclassificado pelo Colo Colo, o presidente Carlos Falcão renunciou. Ele estava fora em missão no Vietnam e evitou ter a sua imagem desgastada diante da crise que se instalou no clube. José Rocha e Roberto Muniz (PP) foram vistos comentando sobre os péssimos resultados na gestão de Carlos Falcão à frente do rubro-negro baiano.
Política com futebol II
No momento de crise impossível deixar de perceber como política e futebol andam juntos. Com a ausência de José Rocha, quem assumiu o clube foi o ex-vereador Silvoney Salles. Aliás, do conselho do Leão participam políticos ilustres como o senador Otto Alencar (PSD) e o deputado Marcelo Nilo (PDT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp