Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Xandrez de ACM Neto, mudança de Carballal e muito mais

Publicado em 05/02/2015, às 08h57   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Xadrez de Neto
Líder da Oposição em Camaçari, o vereador Elinaldo (DEM) aguarda ansioso a decisão do TSE sobre o imbróglio que envolve o 1º suplente da sua chapa, Hérzen Gusmão (PMDB). Com a entrada de Hérzen via Justiça, Elinaldo passou para a 2º suplência e o prefeito ACM Neto não tem interesse em queimar cartucho com o peemedebista conquistense. O cartucho, que já está engatilhado, é o deputado Bruno Reis (PMDB). O fiel escudeiro está pronto para pedir licença do mandato para se dedicar à Secretaria de Combate à Pobreza de Salvador no lugar do irmão de Maurício Trindade. Os ‘Trindade’, assim como os ‘Bacelar’, estudam aderir ao governo e levar o PROS para os braços de Rui Costa. Com Elinaldo na Alba e os petistas se estapeando em Camaçari, o percurso diminui.
Bagunçada Educação
O secretário de Educação de Salvador, Guilherme Bellintani, está passando por poucas e boas no novo prédio da secretaria, em Brotas. O conforto do antigo local passa longe das instalações atuais. Há poucos dias, conseguiu a sala de reunião para receber os pedidos e atender minimamente as reivindicações. Não só na estrutura física da secretaria é que Bellintani terá que se preocupar. Muita coisa ainda deixada de herança pela gestão do PTN está dando dor de cabeça ao ‘queridinho’ do prefeito ACM Neto.
Mudança repentina
O comportamento do vereador Henrique Carballal (PT) em relação à criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), na Câmara de Salvador, para apurar compras de lugares nas filas de blocos do carnaval, tem deixado os pares um tanto quanto intrigados. Se na primeira sessão ordinária do ano, na última terça-feira (3), o edil fez questão de subir à tribuna para cobrar a instalação da comissão, menos de um dia depois, o vereador mudou de ideia completamente. Além de se recusar a assinar o requerimento para a abertura da CEI, ainda estaria convencendo outros vereadores a não aderirem à proposta.  
Briga de foice por São Cristóvão
Ainda no âmbito do Legislativo soteropolitano, a relação entre o vereador Duda Sanches (PSD) e o recém-empossado vereador Eliel de Souza (PV), está sendo alvo de burburinhos nos corredores da Casa. O verde é líder comunitário de São Cristóvão e trabalhava para o deputado Alan Sanches (PSD), pai do edil pessedista. Eliel rompeu ‘os Sanches’, prometendo conquistar os votos de Duda e fazer com que o filho do “inimigo político” perdesse a eleição de 2012. Além de não conseguir ter mais votos do que o rival na região, Eliel amargou a primeira suplência do PV. Com a ida de Marcell Moraes (PV) para a Alba, terá a chance de reeditar no plenário da Câmara a briga eleitoral por espaço em São Cristóvão. Se até agora, a rivalidade não se traduziu em nada mais do que troca de olhares, o clima promete esquentar nas próximas sessões.
Boca torta 
O costume do cachimbo deixou a boca da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) torta. A  socialista parece ter levado da Câmara de Salvador para a Assembleia Legislativa sua postura ambígua. Da base do governo Rui Costa, Fabíola resolveu criar uma frente parlamentar para acompanhar a extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires). O fim das Dires proposto pelo secretário de Saúde, Fabio Vilas-Boas, virou motivo de uma briga sem fim entre ele e o ex-titular da pasta, Jorge Solla, que disparou petardos também em direção ao governador Rui Costa.
Todas as plantas do Palácio de Ondina  sabem que Fabíola fez dobradinha com Solla, eleito deputado federal. Como  fiel escudeira, promete entrar na briga. Não custa lembrar que mesmo sendo de oposição na Câmara, Fabíola nunca teve problema em apoiar projetos do prefeito ACM Neto (DEM). Bom mesmo Rui Costa botar as barbas de molho.
Wagner zangado com Rosemberg
O presidente da Alba, deputado Marcelo Nilo (PDT), recebeu uma ligação do ex-governador Jaques Wagner (PT), após tomar conhecimento da debandada dos petistas durante a eleição da presidência. De Brasília, Wagner se solidarizou com o seu fiel escudeiro pedetista, responsável direto por tornar suas noites de sono mais tranquilas durante seus oito anos de governo.
Nilo ao molho pardo
A Assembleia Legislativa pegou fogo essa semana com a eleição da mesa diretora. Os deputados estaduais do PT se retiraram da votação à presidência da Casa, em protesto ao quinto mandato de Marcelo Nilo. Depois da tensão foram relaxar na Ceasa do Rio Vermelho, sob as bençãos de Iemanjá. Comemorar?
Avareza
A retirada de plenário dos deputados petistas durante eleição da Alba parece ter abalado as estruturas racionais do presidente Marcelo Nilo. Ao encerrar a sessão, já empossado pela quinta vez consecutiva, Nilo foi abordado, ainda na ‘Sala do Cafezinho’, por jornalistas. Tentou emocionar os profissionais da imprensa ao dizer que viu a fome e viu a sede quando menino, mas escorregou ao projetar que Rui Costa fará que nem seu padrinho político e o deixará sentado na cadeira nos próximos quatro anos.
Abrigo para 2016
O ex-deputado federal Marcos Medrado pretende disputar a Prefeitura de Salvador. Para isso, quer buscar um partido que garanta seu nome na disputa. Ele pode retornar ao PDT ou ir para o PSDC, do conhecido José Maria Eymael, ex-candidato à presidência da República. Oficialmente, o Medrado está no Solidariedade e teria descartado idas para o PROS e o PTN.
Sem debate
Ex-presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, ainda continua lamentando a divisão do partido, determinante para a exclusão da legenda presidida por Félix Mendonça Júnior do governo estadual. Em entrevista ao Bocão News, Brust fez questão de isolar a indicação de Andrea Mendonça para a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego de Salvador.
- Não houve nenhuma discussão interna, nem a nível municipal e nem estadual. Foi um convite pessoal do prefeito aceito pela companheira sem discussão interna. Nessas horas o partido deve ser ouvido e é por isso que houve esse ruído na comunicação. A rigor, o PDT não indicou ninguém fora do governo do estado.
Analfabetismo tecnológico
Durante uma coletiva de imprensa da Prefeitura de Salvador, a vice-prefeita Célia Sacramento se encontrava de pé ao lado da mesa onde o prefeito ACM Neto iria falar com a imprensa. Célia viu um aparelho retangular sobre a mesa e se dirigiu a alguns jornalistas que se encontravam ao seu lado: - De quem é esse celular?
Em meio a alguns risos, um dos profissionais  explicou que não se tratava de um celular, mas de um gravador que um repórter de rádio havia colocado no local. Então, a vice-prefeita arregalou os olhos, fez uma cara de espanto com a novidade e pareceu se dar por convencida.
Detalhe: o gravador não tinha semelhança alguma com os celulares modernos comercializados atualmente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp