Mundo

Projeto para restringir green card é anunciado por Trump

Publicado em 02/08/2017, às 16h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente dos EUA, Donald Trump, e dois senadores republicanos, apresentaram nesta quarta-feira (2), um projeto de lei que muda critérios para ter o green card, tornando possível apenas para imigrantes que preencham alguns pré-requisitos.

O projeto batizado de Raise, (sigla em inglês para ''reformando a imigração americana para fortalecer os empregos''), ainda não foi aprovado pelo Congresso, funciona estabelecendo um sistema baseado por pontos para solicitantes do green card.

Quem fala inglês, tem estabilidade financeira e formação útil terão melhores pontuações para obter a residência permanente.

"A lei Raise vai reduzir a pobreza, aumentar os salários e fazer com que os contribuintes economizem bilhões e bilhões de dólares", disse Trump, ao anunciar o projeto, ao lado dos senadores conservadores Tom Cotton, do Arkansas, e David Perdue, da Geórgia.

Donald Trump argumenta que imigrantes com menor qualificação é prejudicial ao sistema americano. O sistema de imigração atual ''não é justo'' com o EUA, segundo Trump.

"Essa lei demonstra a nossa paixão pelas famílias americanas que sofrem", disse o presidente. Que, em março, usou países como Canadá e Austrália de exemplo de sistema de imigração ''com base no mérito''.

Entretanto, nos EUA itens como nível educacional, inglês, experiência de trabalho, idade, laços com o pais são visto com cautela pelos especialistas e entidades do setor. 

Dos imigrantes que conseguiram o green card, 43% não trabalhavam no seu país de origem. Apenas 41%, entre 2010 e 2015, tinham curso superior quando chegaram no país, segundo o Pew Research Center. Hoje, estima-se que  11 milhões de estrangeiros vivam irregularmente nos EUA. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp