Mundo

Morte de Fidel: Cuba decreta luto nacional de nove dias

Publicado em 26/11/2016, às 08h13   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-presidente de Cuba e líder da revolução comunista no continente americano, Fidel Castro morreu aos 90 anos, anunciou seu irmão, Raúl Castro, em pronunciamento na TV estatal na madrugada deste sábado (26). O ex-líder governou a ilha caribenha por quase meio século antes de entregar os poderes a Raúl, em 2008. Em um comunicado, o governo declarou nove dias de luto nacional e programou uma semana de homenagens.
De acordo com O Globo, o ex-líder morreu às 22h29 e seu corpo será cremado, "atendendo a seus pedidos", informou o Raúl. As cinzas percorrerão Cuba em caravana de quatro dias e depois serão enterradas em 4 de dezembro, em Santiago de Cuba. "Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas deste sábado", disse o presidente em uma mensagem na televisão.
A notícia da morte de Fidel, apesar de seu frágil estado de saúde, pegou de surpresa os cubanos e repercute no mundo através de mensagens de condolências de vários dirigentes e líderes mundiais.
De segunda a terça-feira, os cubanos poderão se despedir de Fidel na Praça da Revolução, em Havana, onde haverá um grande ato.  "Durante a vigência do luto nacional cessarão as atividades e os espetáculos públicos, ondeará o pavilhão nacional a meio o mastro nos prédios públicos e estabelecimentos militares", diz o texto divulgado pela imprensa estatal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp