Política

MP pede explicações do Governo após nomeação de condenado por racismo à Sudesb

Reprodução
Emilson Piau foi condenado por racismo contra servidores do Inema  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/04/2023, às 11h35   Vinícius Dias




O Ministério Público do Estado da Bahia enviou um ofício ao diretor da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, pedindo explicações sobre a nomeação de Emilson Piau para trabalhar no órgão.

O documento foi encaminhado pela 1ª Promotora de Justiça no dia 30 de março, assinado pela promotora Nívia Carvalho Andrade, com prazo de 15 dias para resposta da Sudesb. A promotora também solicita ficha funcional com dados pessoais de Piau.

Ele, que já atuou como secretário estadual de Relações Institucionais no governo Jaques Wagner (PT), teria cometido crime de racismo, no ano de 2015, contra a servidora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maisa Flores, além de outros quatro membros do órgão estadual.

Em entrevista ao BNews, Maisa informou que conheceu Emilson Piau em 20 de janeiro daquele ano, quando estava em reunião da Coordenação dos Conselhos Gestores de Unidades de Conservação.

"Ele estava passando pelo corredor em frente a sala da Diretoria Geral do Inema. Ele me avistou, caminhou e entrou na sala. Eu o cumprimentei e apresentei ele à equipe dizendo que ele era um colega da Serin. Eu perguntei onde ele estava lotado e ele respondeu na Coordenação de Políticas para Povos Indígenas da Secretaria de Justiça. Em seguida, fez a mesma pergunta para mim. Eu respondi que estava na Coordenação de Interação Social", relatou Maisa.

Após a resposta dela, Emilson Piau teria mudado de comportamento. "Ele mudou o tom de voz e disse, grosseiramente, que Interação Social do Meio Ambiente não é para negros e sim para brancos", teria dito o então titular da Serin, que prosseguiu: "É isto mesmo Interação Social do Meio Ambiente não é para negros. Na Europa é tudo de concreto com avenidas e prédios. Aqui vocês querem natas e árvores". Em seguida, ele saiu da sala.

Em choque, Maisa recebeu a sugestão, por parte de um colega, para fazer um Boletim de Ocorrência contra Emilson, o que foi feito no dia seguinte. Antes, um fato chamou a atenção dela: em uma reunião na Secretaria do Meio Ambiente, foi solicitado que a servidora deixasse o cargo que ocupava e fizesse a transição, durante duas semanas, para o novo ocupante. O fato foi relatado por ela à equipe de trabalho.

Piau é filiado e militante do PCdoB desde o movimento estudantil, nos anos 1970, Piau é administrador de formação e atua como professor assistente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desde 1996. Pouco tempo depois, assumiu secretarias municipais nas gestões petistas em Vitória da Conquista, entre 1998 e 2006.

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) foi provocado sobre a nomeação no último dia 22 de março, durante entrega da 25ª Policlínica Regional em São Francisco do Conde e minimizou o assunto.

"É de responsabilidade do partido que o indicou. Como profissional é uma pessoa boa. Se tiver algum tipo de situação que o descredencie, nós trataremos isso no ambiente que exige", disse Jerônimo na ocasião.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp