Política

Lula toma decisão sobre lista da PGR; saiba qual

Ricardo Stuckert/PT
Mandato de Aras no PGR termina em setembro de 2023  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 20/12/2022, às 06h39   Cadastrado por Daniela Pereira



O presidente eleito pelo PT, Lula, tomou uma decisão sobre a sucessão de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR). Em conversa com ministros, o petista não se comprometeu em seguir a lista tríplice.

De acordo com informações do O Globo, na última segunda-feira (19), Lula se reuniu com ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, voluntariamente, iniciou o assunto sobre a sucessão da PGR.

No encontro, segundo a coluna Malu Gaspar, o petista teria dito que pode não seguir a lista definida por membros do Ministério Público Federal (MPF) e disse que vai escolher o PGR “de forma republicana”.

A saída de Aras na PGR já é dada como certa. No entanto, ele pode tentar uma manobra com o intuito de sobreviver no governo do presidente eleito, mesmo com as resistências de parte dos membros da alta cúpula petista.

A avaliação de nomes como do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, e da presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, nos bastidores, é que Aras é um símbolo do bolsonarismo e que não há condições de permanecer no posto. Na campanha, inclusive, Lula chegou a dizer que poderia ter escolhido um “procurador engavetador” e não o fez em seus mandatos anteriores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp