Política

Lula deve definir reoneração de combustíveis nesta terça-feira (28)

Ricardo Stuckert/PT
Apesar de todas as propostas ainda estarem em análise, um impasse já se formou na equipe de Lula  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 28/02/2023, às 08h44   Cadastrado por Daniela Pereira



Diante do impasse entre a ala econômica e política do Governo Lula (PT) para definir a configuração da cobrança de tributos sobre combustíveis, o presidente terá uma nova reunião com ministros, nesta terça-feira (28).

O objetivo é definir a reoneração dos combustíveis, uma vez que o prazo para definição se encerra hoje. Atualmente há dois caminhos a serem analisados: o primeiro seria prorrogar por dois meses a desoneração dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol e o outro é subir os tributos de forma gradual.

Apesar de todas as propostas ainda estarem em análise, um impasse já se formou na equipe do presidente. Segundo informações do O Globo, enquanto a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), defende a volta da cobrança dos impostos, a equipe política quer manter o ‘tributo zero’.

No entanto, petistas da ala política não concordam com as propostas do ministro e afirmam que a ideia de reoneração, na prática, significa aumento no preço dos combustíveis na bomba.

Para tentar chegar a um consenso, Lula terá uma reunião com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), apontado como apaziguador do caso, Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp