Justiça

Conder ‘tranca’ informações sobre obras e Tinoco oficializa ação no MP-BA

Imagem Conder ‘tranca’ informações sobre obras e Tinoco oficializa ação no MP-BA
Vereador diz que esgotaram as alternativas pelos meios institucionais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/08/2014, às 08h46   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Após afirmar ter esgotado todas as tentativas através dos caminhos institucionais de buscar informações a respeito das obras da Conder, o vereador Claudio Tinoco (DEM) anunciou ao Bocão News, na semana passada, que ingressaria com uma representação ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que os órgãos intermedeiem a divulgação dos dados solicitados. Promessa cumprida. Na tarde de quarta-feira (13), o demista ingressou com a ação pedindo transparência nas ações da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia.

“Depois de protocolar, estive com o procurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Geder Luiz Rocha Gomes. É possível que até o final da próxima semana o Ministério Público informe qual procedimento adotará. Nesse período, a representação passará por uma análise prévia para instrução quanto ao encaminhamento”, explicou Tinoco.

O vereador lembra os recorrentes atrasos nas obras da Conder e diz que o órgão continua “licitando desde abril deste ano”, apesar do Artigo nº 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal proibir que nos últimos oito meses de mandato sejam contraídas obrigações de despesa que não podem ser cumpridas pelo Executivo. Tinoco também duvida da capacidade da Conder de pagar as despesas acumuladas nas obras.

O edil se concentrou em 16 obras: Feira de São Joaquim, requalificação urbana da Rua JJ Seabra, requalificação da Orla Marítima (corredor turístico Amaralina/Jardim de Alah), requalificação urbana Mirante do Bonfim e Pedra Furada, requalificação urbana em Nova Constituinte, reforma da sede do Corpo dos Bombeiros, Complexo Viário do Imbuí, duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, duplicação da Avenida Gal Costa, construção da via 29 de Março, construção de 70 encostas, urbanização das lagoas e infraestrutura do Dique do Cabrito, urbanização da Rua de Deus (Paripe), Sistema Cicloviário de Salvador, urbanização da pista de borda (São João do Cabrito) e Urbanização e infraestrutura de Baixa do Soronha.

Sete chaves

As informações sobre os cronogramas, os gastos realizados e a situação das obras estão sendo guardadas a sete chaves pela Conder. O vereador Claudio Tinoco, em vão, tentou através de três ofícios reunir as informações.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Conder, está sendo devidamente apurado quem se negou a oferecer as informações solicitadas pelo vereador.

Apesar da “investigação”, o Bocão News também buscou informações da Conder sobre as 16 obras e compartilhou o mesmo insucesso de Tinoco. A solicitação foi feita à Assessoria de Comunicação do órgão na tarde de terça-feira (12), mas até a postagem desta matéria nenhuma informação solicitada foi enviada.

A reportagem também tentou contato com presidente da Conder, José Ubirajara, que  na terça-feira atendeu a ligação, mas disse que não poderia falar. Depois disso, não atendeu mais as ligações. 

Publicada no dia 14 de agosto de 2014, ás 18h36


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp