Justiça

Ricardo Lewandowski é eleito novo presidente do Supremo

Imagem Ricardo Lewandowski é eleito novo presidente do Supremo
Resultado era esperado porque Supremo segue critério da antiguidade  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/08/2014, às 17h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quarta-feira (13) o ministro Ricardo Lewandowski como presidente da Corte. A data da posse ainda não está marcada e o ministro vai comandar a corte pelos próximos dois anos. A ministra Cármen Lúcia foi eleita vice-presidente.

Lewandowski estava como interino desde o começo deste mês, quando Joaquim Barbosa se aposentou do cargo de ministro.

O resultado era esperado porque, tradicionalmente, o plenário elege o ministro com mais tempo de atuação na Corte que ainda não foi presidente. Depois de cumprir o mandato de dois anos, quem exerceu o cargo vai para o fim da fila. Como vice, é escolhido o segundo com mais tempo de atuação que não tenha comandado o tribunal.



Foto: STF


A eleição ocorreu de forma rápida. Cada ministro escreveu seu voto em papel, colocou em um cálice, e o mais novo – atualmente, Luís Roberto Barroso – anunciou o placar.

"Comprometo-me desde logo a honrar as tradições mais do que seculares do Supremo Tribunal Federal e também cumprir e fazer respeitar a consagrada liturgia desta Casa de Justiça", afirmou o ministro Lewandowski após a eleição. Com informações do G1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp