Política

JERÔNIMO RODRIGUES: Presidenta da Unegro assume Secretaria de Igualdade Racial; conheça

Foto: Dinaldo Silva/BNews
Presidenta da Unegro, Ângela Guimarães é um nome indicado pelo PC do B a Jerônimo Rodrigues  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 22/12/2022, às 09h42 - Atualizado às 10h42   Daniela Pereira e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Partido integrante da Federação Partidária, o PC do B emplacou o nome da presidenta nacional da Unegro (União de Negros pela Igualdade), Ângela Guimarães, para a nova Secretaria da Igualdade Racial, dos Povos e Comunidades Tradicionais (Seprom), criada na reforma administrativa proposta por Jerônimo Rodrigues (PT), governador eleito.

O anúncio do nome de Ângela Guimarães (PC do B) foi feito na manhã desta quinta-feira (22), em cerimônia convocada pelo governador. Segundo apurado pelo BNews, o nome teve respaldo da deputada estadual Olívia Santana (PC do B).

"Agradeço ao PC do B a oferta deste nome. O custo da política de igualdade no Estado Brasileiro é muito alto. Fazemos esforços constantemente para encontrar nomes dentro dos partidos, das indicações dos movimentos. Não é dizer que não tenha, mas há uma resistência muito forte. Queremos secretárias e secretários negros. O PC do B nos oferece a oportunidade de ter uma mulher negra, com competência, história", disse Jerônimo Rodrigues na nomeação

Ângela Guimarães é professora da rede estadual de ensino, cientista social e militante feminista ligada ao movimento negro. A nova Secretária atuou como Coordenadora de Fomento ao Artesanato na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), atualmente chefiada pelo comunista Davidson Magalhães.

"O enfrentamento ao racismo estrtural e discriminação étnico-racial dos povos originários é um tema recorrente do nosso país. O nosso Estado tem um legado muito importante, é o único do Brasil com uma secretaria para promover políticas raciais. A gente dá continuidade, no sentido de avançar, transversalizar ainda mais essa ação para retirar a população negra dos estratos sociais mais baixo e garantir uma vida digna", disse a nova secretária em seu discurso.

Ao todo, Jerônimo Rodrigues anunciou titulares de 5 secretarias, 2 coordenações e a nova Procuradora-Geral do Estado, que será Bárbara Carmadelli. Também foram oficializadas as nomeações de Larissa Gomes (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), José Antônio Maia Gonçalves (Administração Penitenciária e Ressocialização) e Eduardo Sodré (Meio Ambiente).

Nivaldo Millet será coordenador-geral de políticas para a Juventude, que ficará lotada na Serin. Ele é secretário da Juventude do PT na Bahia. Thiago Pereira da Costa será coordenador-geral do Programa Bahia Sem Fome, ligado à Casa Civil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp