Política

Jerônimo Rodrigues comenta fala preconceituosa de vereador sobre crianças autistas; confira

Reprodução/Twitter
Governador anunciou que o governo estadual está fechando uma parceria com o governo federal para atuar na causa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 22/09/2023, às 14h50 - Atualizado às 15h46   Cadastrado por Eduardo Dias



O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou nesta sexta-feira (22) sobre a fala preconceituosa do vereador Eúde Lucas (PDT-CE), da cidade de Jucás, no Ceará, de que portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o "autismo", deveriam ser curados com "chibatadas".

"Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo 'eu era autista', só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina", afirmou o vereador em sessão na Câmara Municipal da cidade.

Para o governador, em entrevista ao apresentador Zé Eduardo, no programa Balanço Geral da Record TV Itapoan, a fala soa preconceituosa, ainda mais vindo de um agente político. 

"O autismo é uma coisa muito nova na vida da gente. Professores, e eu sou professor, não sei labutar com autismo na condição de professor. É preciso capacitar a rede estadual, pois é tudo muito novo. O vareador do Ceará...não dá para a gente imaginar que a gente tem que tratar autismo com taca, com palmatória, com chicote", disse o governador.

Jerônimo anunciou ainda que o governo estadual está fechando uma parceria com o governo federal para atuar na causa. 

"A minha secretária Roberta chegou de Brasília e recebeu a notícia que nós iríamos fazer uma agenda com os autistas. Eu sei que esse é um tema muito importante. E nós iremos fazer com recurso do Estado. Sem a parceria com o prefeito, não tem condição de fazer o tratamento, o acompanhamento aos autistas. E eu recebi a notícia hoje de manhã de Roberta que a União vai disponibilizar também uma contrapartida de investimentos para os autistas", detalhou o governador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp