Política

Jerônimo revela destaque de festival promovido pelo Ilê Aiyê; veja o que ele disse

Matheus Pereira/GOVBA
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) participou de evento realizado neste sábado (28)  |   Bnews - Divulgação Matheus Pereira/GOVBA

Publicado em 29/01/2023, às 16h44   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou qual o principal destaque de festival promovido pelo bloco afro, Ilê Aiyê, a Noite da Beleza Negra, que chegou a sua 42ª edição na noite deste sábado (28).

O evento voltou a ser realizado após dois anos, devido a pandemia da covid-19. A Senzala do Barro Preto, no bairro da Curuzu, ficou lotado para ver a escolha de Dalila dos Santos, de 20 anos, como a Deusa do Ébano para o Carnaval 2023.

“A Beleza Negra, além de uma festa cultural bonita do Ilê Aiyê, tem como destaque, a preocupação com a mulher. O papel da mulher em um cenário, em um lugar estratégico”, declarou Jerônimo.

Na oportunidade, o petista falou sobre a emoção de comparecer ao evento. “Não poderia deixar de participar desta celebração como uma forma de agradecimento e reconhecimento, mas revelando o meu compromisso com a cultura negra do estado da Bahia”, afirmou o governador.

O centenário de Mãe Hilda Jitolu, líder espiritual do Ilê Aiyê, e uma das fundadoras do bloco foi celebrado com leitura de texto do ator Sulivã Bispo, com a representação do orixá Omolu, dono de significado profundo relacionado à vida e à morte.

Já o herói angolano, Agostinho Neto, tema do bloco neste ano, foi representado pelo ator Diogo Lopes Filho. Outro homenagem realizada durante a noite foi à memória de Sérgio Roberto dos Santos, idealizador da Noite da Beleza Negra, que faleceu no último dia 22 de janeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp