Cidades

Itabuna: prefeito decreta situação de emergência por conta da violência

Publicado em 28/02/2015, às 19h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O avanço da criminalidade na cidade de Itabuna levou o prefeito Claudevane Leite a convidar autoridades em segurança pública para debater soluções e decretar, na quinta-feira (26), situação de emergência no município. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito e contou com comandantes locais das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além do juiz da Vara da Infância e Adolescência, Marcos Bandeira, e do promotor público estadual Alan Góis.

O município comprometeu-se a reformar a Custódia do Adolescente Infrator no Complexo Policial e um imóvel onde funcionou a unidade de internação e semiliberdade pela prefeitura. O grupo de trabalho também decidiu por propor um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para criação de Delegacia Especializada do Adolescente Infrator (DAI) no município.

Outra prioridade do grupo é a criação do Fórum Permanente de Segurança Pública, com representantes governamentais e da sociedade civil. As sugestões ao governo estadual, para combater a violência, incluem elevação do efetivo policial e aparelhamento da polícia, implantação do Centro de Detenção Provisória (CDP) e melhoria das condições do Conjunto Penal de Itabuna. Atualmente, o presídio tem cerca de 1.200 dos internos, quase três vezes sua capacidade instalada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp