Cidades

Prefeito de Jaborandi nomeia esposa do vice desclassificada em concurso

Publicado em 01/03/2016, às 11h17   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

Um concurso feito em 2011 pela prefeitura de Jaborandi, no extremo oeste da Bahia, vem tendo desdobramentos até esse ano de 2016. O fato que chamou a atenção da população local foi a participação de Márcia Ramos da Silva, esposa do atual vice-prefeito Nanubio Neves Silva Barros (PSD), na disputa pelo cargo de enfermeira. Na classificação geral da prova objetiva, ela ficou em 21º lugar e na avaliação de provas e títulos a candidata ficou de fora das oito vagas oferecidas pela prefeitura municipal.

Na época, Márcia Ramos já integrava a Secretaria Municipal de Saúde, onde era coordenadora de atenção básica. Desde a execução do certame, transcorreram cinco anos e em dezembro do ano passado veio a surpresa para os cidadãos jaborandienses: o prefeito Assuero Alves de Oliveira (PSDB) publicou decreto convocando Márcia Ramos da Silva e um outro candidato para assumir a vaga de enfermeira.

Procurado pela reportagem, o prefeito Assuero tentou explicar a nomeação. “Essa informação (de favorecimento) não procede, ela ficou dentro das vagas sim. Ela ficou em 13º, porque entrou com recurso, foi reconhecido pelo gestor da época, tudo homologado, tudo direitinho”, disse.

No entanto, o gestor caiu em contradição ao afirmar que havia 12 vagas disponíveis, sendo que o edital indicava apenas oito vagas. “Foram 12 vagas, foram convidados os 12 candidatos, compareceram oito e ela foi chamada para preencher vaga. Houve uma vacância na gestão anterior e três nessa minha, ou seja, quatro vagas não preenchidas”, justificou o prefeito.

A esposa do vice-prefeito vinha ocupando o cargo de secretária de Saúde da cidade, mas no dia 6 de janeiro de 2016, o prefeito publicou sua nomeação no cargo de enfermeira do município através do concurso em que ela ficou em 21º lugar e ter, segundo Assuero, saltado para a 13ª colocação após entrar com recurso. Para não dar posse a um agente político, no mesmo dia que foi publicada a nomeação, também foi publicada a exoneração da função de secretária.

A manobra foi concluída no dia 7 de janeiro de 2016, quando a Márcia Ramos foi reconduzida ao cargo de secretária municipal. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp