Cidades

Ipiaú: comunidade acusa prefeito de impedir fornecimento de energia

Publicado em 01/09/2015, às 06h36   Leo Barsan (Twitter: @leobarsan)


FacebookTwitterWhatsApp

Residencial César Borges

Populares que ocuparam o Residencial César Borges, em Ipiaú, Sul da Bahia, acusam o prefeito Deraldino Araújo (PMDB) de ter solicitado à Justiça a suspensão do fornecimento de energia elétrica de 52 imóveis que integram o conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida, na localidade do Cupim. Segundo relatos, mais de 150 pessoas estão às escuras desde o final de julho.

De acordo com o auxiliar de serviços gerais Leandro Melo, a prefeitura quer remover os moradores do local que, segundo ele, está com as obras inacabadas. “A construção começou em 2009 e tinha previsão para ser concluída em seis meses. Até agora, a prefeitura não concluiu. Desde o ano passado ocupamos o residencial e o prefeito está nos perseguindo para deixar as casas. Por isso, pediu para cortar a luz de todo mundo”, relatou.

Melo disse, ainda, que os populares ocupam os imóveis em condições insalubres. “Além de estarmos sem energia, têm casas sem telhado, reboco e falta estrutura. As obras estão paralisadas. Aqui tem gestantes, idosos, crianças e todos estão sofrendo. Não temos para onde ir e estamos desesperados”, afirmou o auxiliar de serviços gerais.

Coelba suspendeu fornecimento de energia

Segundo ele, os populares fizeram bypass, mas a concessionária iniciou o processo de regularização dos imóveis. “A gente admite foi feito gato de energia, mas a Coelba veio para regularizar e os quadros de luz já estão prontos. Só que o prefeito busca impedir de todas as formas”, alegou. A comunidade procurou o Ministério Público estadual para solicitar apoio na resolução do problema.

Defesa

O procurador geral do Município, Agnaldo Teixeira, apresentou outra versão sobre as denúncias dos moradores. “Em nenhum momento, a prefeitura solicitou o desligamento da energia do conjunto residencial. A Coelba, por conta própria, entendeu que deveria suspender as ligações clandestinas. Não sei como fizeram a rede elétrica”, disse.

Segundo Teixeira, os imóveis foram invadidos antes da conclusão das obras. “A obra foi contratada em 2007, mas a Caixa sustou os financiamentos. O prefeito conseguiu reverter junto ao Ministério das Cidades. A previsão era terminar em 2008, mas houve falta de repasse de recursos”, alegou o procurador-geral.

Prefeito Deraldino Araújo

De acordo com ele, a prefeitura tentou retirar os ocupantes do residencial, mas houve recusa. “Oferecemos aluguel social, mas eles não aceitaram. A proposta continua mantida. As casas (do residencial) serão entregues aos que estão inscritos e contemplados junto à Caixa. Estamos dispostos a fazer triagem de quem está no local de forma indevida”.

A prefeitura de Ipiaú, diz Teixeira, ingressou na Justiça com pedido de reintegração de posse. “Já faz dois anos. Falta agora a Polícia Militar cumprir a decisão judicial”, completou. O Bocão News solicitou informações sobre a suspensão do fornecimento de energia à Coelba, mas até o fechamento da reportagem a concessionária não havia respondido. A assessoria de comunicação do Ministério Público estadual informou que está apurando informações sobre o caso.

Publicada no dia 31 de setembro de 2015, às 18h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp