Infraestrutura

ACM Neto inaugura novo Terminal Marítimo de Plataforma

Gilberto Júnior
O prefeito garantiu que "descaso com a segurança por parte do estado" não será problema para o terminal  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior

Publicado em 01/10/2014, às 06h39   Gabriel Soares (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

No subúrbio ferroviário de salvador, a prefeitura municipal inaugurou hoje (30), o Terminal Marítimo de Plataforma, responsável pelas embarcações dos passageiros na travessia Plataforma/Ribeira. A revitalização do terminal é obra constituinte do programa de atividades da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), em ação conjunta com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).
Com a reforma do terminal que já chegou a ficar três anos parado por falta de condições estruturais, a travessia Plataforma/Ribeira passou a operar com três embarcações, onde havia somente uma anteriormente. "Antes só havia condições de transportar 200 pessoas por dia, hoje ampliamos para 700 em baixo fluxo, e 2000 aos fins de semana, com os novos barcos e nova estrutura", explica Fabio Mota, secretário da Semut. Segundo a assessoria da secretaria, toda a estrutura física, hidráulica e elétrica do terminal foi reformada.
O pleno funcionamento do terminal também influência na mobilidade urbana da cidade. De acordo com o superintendente da Transalvador, "o trajeto que dura cerca de uma hora de ônibus, pode ser feito com a duração de oito minutos de barco. Sem contar que essas mais de mil pessoas que usam as embarcações diariamente, deixam de usar o ônibus em troca de um serviço muito mais barato", afirma Fabrizzio Muller. O valor da travessia custa um real, com direito a meia-entrada para estudantes e gratuidade para crianças de até seis anos, e idosos acima de 65 anos.
O prefeito ACM Neto aproveitou a oportunidade para denunciar a falta de segurança pública por parte do Governo do Estado, e informou que isso não irá afetar o pleno funcionamento do Terminal. “Mesmo com a omissão do governo estadual em oferecer segurança para que não depredem a estrutura, nós faremos de tudo para manter a paz no local. A Guarda Municipal já se faz presente desde a retomada das atividades, e ficará por tempo indeterminado”, afirma o prefeito. ACM Neto pediu o apoio da população para manter o local limpo, bonito e organizado.
A sociedade civil também se fez presente na inauguração. O integrante do grupo Amigos da Plataforma, agremiação que defende os anseios do bairro, Edvaldo Abreu, disse que as reivindicações do bairro foram atendidas na obra. “Nós estivemos nas reuniões que deliberaram as metas do projeto e posso afirmar que todas as nossas exigências foram contempladas”, pontuou.
A auxiliar de serviços gerais, Maria do Socorro, diz que costuma fazer a travessia e que o serviço está realmente mais eficiente. “Eles pintaram e melhoraram a estrutura de acesso, assim está bem melhor. Antes estava tudo quebrado, sujo, e com apenas um barco a gente tinha que esperar. Agora o serviço está acontecendo perfeitamente”, fala com o sorriso no rosto.


Publicada no dia 30 de setembro de 2014, às 18h49

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp