Salvador

Consórcio de Saúde custará mais de 200 milhões ao governo por ano

Publicado em 19/11/2015, às 15h42   Tamirys Machado (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, o governo do estado investirá mais de 200 milhões por ano no Consórcio de Saúde, que prevê a criação de policlínicas no interior da Bahia, regionalizando a assistência à saúde. "Vamos investir mais de 20 milhões mensais firmando o compromisso de descentralizar a assistência à atenção básica. É um momento histórico para a saúde da Bahia", disse Vilas Boas, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), no salão de eventos da Governadoria.
O consórcio, assinado hoje (19), vai atender aos municípios de Barra do Rocha, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Itagí, Itaquara, Itagibá, Itamarí, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Planaltino, Santa Inês, Irajuba.
Com o novo modelo, os consórcios passam a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), além de hospitais municipais.
O Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante. Os consórcios ficarão responsáveis pela gestão das 28 policlínicas construídas pelo Governo do Estado, com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos - a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética - para rastreamento de câncer de mama e outros exames.
Estiveram presentes na cerimônia da formação do consórcio público, entre o governo do estado e a região de Jequié, o vice-governador, João Leão, a primeira dama, Aline Peixoto, a prefeita de Jequié, Tânia Brito, o secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, dentre outras autoridades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp