Política

Geraldo Júnior faz coro por ações de prevenção a ataques e ameaças em escolas

Antônio Queiros/GOVBA
Governador em exercício fez anúncios ao lado de secretários de medidas adotadas pelo governo  |   Bnews - Divulgação Antônio Queiros/GOVBA
Daniel Serrano e Eduardo Dias

por Daniel Serrano e Eduardo Dias

[email protected]

Publicado em 14/04/2023, às 14h06 - Atualizado às 14h10



O governador em exercício, Geraldo Júnior, se reuniu com secretários de Estado e dirigentes de órgãos do poder estadual nesta sexta-feira (14) para discutir ações de combate e prevenção a ataques e ameaças em escolas na Bahia. O encontro foi realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador. 

Os titulares das pastas estaduais de Educação (SEC), Adélia Pinheiro; da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas; e da Segurança Pública (SPP), Marcelo Werner, apresentaram as estratégias de trabalho das secretarias diante dos episódios ocorridos na capital e no interior, na última semana.

Entre as ações estão o reforço no patrulhamento da Ronda Escola, a criação de um canal de comunicação dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE’s) com a Segurança Pública estadual, além da da criação de uma força-tarefa com o envolvimento do Ministério da Educação, para coibir essa violência e proteger a comunidade escolar. 

"[Vamos ceder] Informações à sociedade civil, de como se portar, porque às vezes fica a dúvida do pai e da mãe de como se portar diante de uma situação como essa. Quero fazer esse apelo à imprensa: a responsabilidade dos veículos de comunicação é muito forte, de levar informação. Nós não vamos permitir essa cultura do pânico, do ódio, da violência. Vocês têm de estar ao nosso lado. Confiem no nosso governador, na segurança pública do nosso estado, nas forças de polícia, militar, civil, nos Bombeiros”, disse Geraldo.

“Podem acreditar que essas ações a sociedade tem um papel fundamental, mas tem ações transversais do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça", pontuou o governador.

Desde o último dia 10 de abril, foram registradas, pelas polícias Civil e Militar, apreensões de 28 adolescentes e uma criança, além da prisão de um adulto. Os casos envolviam a produção e disseminação de fake news, porte de arma branca ou simulacro de pistola em escolas.

"A SSP continua com o reforço no policiamento, através da ronda escolar, não só na capital, mas em todas as cidades do interior do estado, assim como através da Polícia Civil, da Superintendência de inteligência, que vem tratando todas as denúncias e informações que a gente recebe com muita responsabilidade, para que possamos prevenir e até nos antecipar a qualquer tipo de evento desse estilo que esteja sendo planejado", afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Orientações

A Secretaria da Segurança Pública também tem orientado que informações sobre possíveis autores sejam repassadas através do Disque Denúncia, por meio do telefone 181, e que fotos, prints e vídeos sejam enviados através do site www.disquedenuncia.com ou pelo site do Ministério da Justiça (https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp