Geral

Manifestantes e centrais sindicais acusam seguranças da CCR de agressão

Publicado em 28/04/2017, às 10h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As Frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo (FPSM), e as centrais sindicais que, nesta sexta-feira (28), organizam a Greve Geral na Bahia, lançaram uma nota de repúdio a uma suposta ação violenta de seguranças da CCR Metrô Bahia - concessionária responsável pelo Sistema Metroviário de Salvador. Segundo o texto, “a concessionária usou de violência para expulsar jovens e trabalhadores, mobilizados pela greve, que gritavam palavras de ordem na estação Iguatemi”.

Os seguranças da estação, armados, teriam sido “orientados a lançar bombas e gazes contra os manifestantes, protagonizando cenas de selvageria, segundo as pessoas que assistiram à perseguição. Ao correrem dos profissionais da segurança, alguns dos estudantes e trabalhadores caíram e chegaram a ser pisoteados pelo restante do grupo em fuga”.

O texto prossegue afirmando que “os presentes ouviram de um homem identificado como chefe da segurança que, se dependesse dele, seria ‘derramado o sangue dos vagabundos’ que estavam sendo expulsos. Além do repúdio à ação, as entidades organizadoras da greve geral na Bahia também cobram apuração e tomadas de providências para punir os responsáveis pela violência”. 

Em nota, a CCR Metrô Bahia nega o uso de armas de fogo e rebate as acusações. Leia a íntegra da nota:

A CCR Metrô Bahia informa que o Corpo de Segurança da concessionária não utiliza armas de fogo nem bombas de espécie alguma e ressalta que não houve, em nenhum momento, abuso de poder ou agressão por parte da equipe do metrô aos manifestantes.

Hoje, por volta das 8h15, um grupo de manifestantes entrou, de forma pacífica, na Estação Rodoviária da Linha 2 do metrô e permaneceu na área não paga por cerca de 30 minutos. O Grupo de Pronta Resposta acompanhou durante todo o período. Ao saírem pela passarela, manifestantes atearam fogo em um pneu. A equipe de colaboradores da Estação Rodoviária atuou imediatamente contendo o fogo com extintores de incêndio.

A operação do metrô não foi prejudicada e prossegue normalmente desde às 5h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp