Política

Ex-presidente do Chile morto já condenou falas de Bolsonaro; relembre

Divulgação
Ex-presidente falou de Bolsonaro nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 06/02/2024, às 19h03



O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera que morreu nesta terça-feira (06), em um acidente de helicóptero, já condenou falas de Jair Bolsonaro (PL). As informações são da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Um dos episódios ocorreu em 2019, quando Piñera, então no exercício da presidência do Chile, condenou ataque do então presidente brasileiro a ex-presidente chilena Michelle Bachelet.

As críticas começaram com uma declaração de Bachelet dizendo que houve uma “redução do espaço democrático” no Brasil durante a gestão Bolsonaro.

“Michelle Bachelet, comissária dos Direitos Humanos da ONU, seguindo a linha do Macron em se intrometer nos assuntos internos e na soberania brasileira, investe contra o Brasil na agenda de direitos humanos (de bandidos), atacando nossos valorosos policiais civis e militares. Diz ainda que o Brasil perde espaço democrático, mas se esquece que seu país só não é uma Cuba graças aos que tiveram a coragem de dar um basta à esquerda em 1973, entre esses comunistas o seu pai brigadeiro à epoca”, escreveu Bolsonaro em setembro de 2019.
Piñera reagiu e disse que não compartilhava “em absoluto a alusão feita por Bolsonaro em relação a Bachelet, especialmente em um tema doloroso como a morte do pai dela.

“É de público conhecimento meu compromisso com a democracia, a liberdade e o respeito aos direitos humanos em todos os tempos, lugares e circunstâncias. Sem prejuízo das diferentes olhares que podem existir em relação aos governos que tivemos nas décadas de 70 e 80, sempre estas visões devem se expressar com respeito pelas pessoas. Em consequência, não compartilho em absoluto a alusão feita pelo presidente Bolsonaro em relação a uma ex-presidente do Chile, e especialmente em um tema tão doloroso como a morte de seu pai”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp