Eleições

Candidatos ironizam ausência de Paulo Souto em debate em Feira de Santana

Montagem Bocão News
Postulantes elevam o tom sobre direitos da comunidade LGBT  |   Bnews - Divulgação Montagem Bocão News

Publicado em 23/09/2014, às 19h40   Eliezer Santos (@eliezer_sj)


FacebookTwitterWhatsApp

Embora não tenha participado do debate promovido pela Rádio Povo na tarde desta terça-feira (23), em Feira de Santana, o candidato do DEM, Paulo Souto, foi lembrado diversas vezes pelos adversários, que aproveitaram para ironizar a ausência.
“Mais uma vez, o Ex, não compareceu ao debate em Feira. Isso q é compromisso c os feirenses, hein?! #sqn”, provocou o petista Rui Costa através de postagem no Instagram. Rogério da Luz (PRTB) também aproveitou o embalo e apelidou Paulo Souto de “candidato fujão”. Esse foi o segundo embate feito na cidade que Souto não participa.
Além das provocações, os postulantes Rui Costa (PT), Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL) e Rogério da Luz (PRTB) debateram em quatro blocos e responderam sobre economia, infraestrutura e investimos na indústria e agricultura.
Lídice da Mata alinhou o discurso ao mesmo ritmo da presidenciável Marina Silva e defendeu “um novo modelo para o agronegócio baseado na sustentabilidade ambiental”. Rui Costa prometeu fortalecer a agricultura familiar, indústria, logística e garantiu que a construção da Via Expressa de Feira de Santana será prioridade em seu possível governo.

Marcos Mendes disse que pretende transformar pequenos agricultores em produtores de energia. E Rogério da Luz afirmou que dará estímulo às cooperativas de agricultura familiar.

Questão LGBT
O clima do debate esquentou quando o assunto da vez foi o combate à homofobia e direitos da comunidade LGBT. Lídice disse, se eleita, vai incorporar conhecimentos sobre questões de gênero ao conteúdo programático exigido nos concursos públicos do estado. 
Marcos Mendes questionou a consistência do partido de Lídice, que no plano nacional fez alterações no programa de governo da presidenciável Marina Silva sobre as questões dos homossexuais “depois de quatro tuitadas do pastor evangélico Malafaia”. Rogério da Luz sentiu as dores e saiu em defesa dos cristãos. ”Não existe povo mais pacífico do que os evangélicos”. 
“Roubou e matou não é homofobia, é latrocínio”, replicou Da Luz, que também condenou ações do governo do PT, como o uso de manual de orientação sexual nas escolas públicas. ”Kit gay é uma aberração! Uma maneira ridícula de apresentar o sexo a uma criança de oito anos. O conteúdo desse material é ofensivo”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp