Eleições

Lídice e Rui Costa desdenham de Ibope; Paulo Souto comemora

Imagem Lídice e Rui Costa desdenham de Ibope; Paulo Souto comemora
Demista permanece em primeiro e petista se consolidou na segunda posição  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/08/2014, às 06h34   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Dois institutos de pesquisa divulgaram, na manhã desta quarta-feira (27), novos números da corrida eleitoral para o governo do estado. Em comum nas duas aferições, a manutenção de Paulo Souto (DEM) na primeira colocação e Rui Costa se consolidando à frente de Lídice da Mata em segundo. O demista festejou. A socialista minimizou os resultados do Ibope e Babesp, também conhecida como ‘Datanilo’. Já o petista desdenhou do Ibope e considera que o instituto de pesquisa de Marcelo Nilo (PDT) é o que apresenta o quadro mais próximo da realidade.

Lídice citou casos em que as pesquisas no início da campanha eleitoral foram bem diferentes dos resultados das urnas do mês de outubro.

“A pesquisa não substitui a eleição. Já assistimos isso  em outras campanhas. Quando fui prefeita, a minha força só foi aparecer no final. Na eleição de Wagner, quando foi candidato ao governo a força dele só apareceu nos últimos momentos. Na minha eleição com Pinheiro para o Senado, da mesma forma. É muito cedo para se ter pesquisa como referência. Essas duas candidaturas [de Paulo Souto e Rui Costa] estão querendo criar artificialmente a ideia de que só existem essas duas opções com chance de vitória, o que não é verdade. Estão buscando antecipar cenários que o eleitor ainda não antecipou. A verdadeira pesquisa, com o eleitor nas ruas, está demonstrando que a opinião do eleitor é bem diferente”, criticou Lídice.

Leitura diferente em relação às pesquisas fez o candidato do DEM, que comemorou a consolidação no primeiro posto e o aumento da pontuação dentro da margem de erro da pesquisa Ibope. No entanto, Paulo Souto disse que muito trabalho ainda precisa ser feito até o dia das eleições.

“Mesmo depois do início do programa eleitoral no rádio e na tevê, o resultado confirma o sentimento de mudança do povo baiano. Ao contrário do que os adversários imaginavam, a preferência pela nossa chapa se consolida a cada dia. Os números confirmam o que estamos percebendo em todos os cantos de nosso estado por onde temos passado nesta campanha. Estamos confiantes e continuaremos com humildade e determinação a apresentar aos baianos a nossa proposta de um novo futuro para a Bahia. Sabemos que a maratona só se encerra no dia 5 de outubro e, por isso, pedimos a todos que aspiram novos dias para a nossa terra, que continuem empenhados em prol de nossa vitória”, avaliou Paulo Souto.

Rui Costa ironizou o fato peculiar gerado pela pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada nesta quarta-feira (27), que, inusitadamente, simulou segundo turno entre candidatos posicionados em primeiro e terceiro lugar. “O Ibope excluiu meu nome do questionário e conseguiu fabricar um fato historicamente inédito”, desdenhou, reafirmando sua convicção de vitória no 1º turno das eleições de 2014.
Além do mais, lembra ele, "a  emissora que encomendou a pesquisa pertence a ACM Neto, aliado de meu concorrente Paulo Souto e o Ibope é o instituto que mais erros cometeu  em levantamentos eleitorais na Bahia", para completar: “Alvoroçados com a aberração que produziram, fizeram a divulgação no telejornal do meio dia para conseguir incluir os dados no horário gratuito da noite”, disse. “Se esperassem até o noticiário noturno, como sempre fizeram, só poderiam usar os dados no horário gratuito da próxima sexta-feira”.
Em relação à pesquisa da Babesp, Rui ressalta que apresenta um quadro mais próximo daquele que ele e seus companheiros de chapa - Otto (senador) e João Leão (vice-governador) - observam nas ruas. “Mas pesquisas refletem um momento apenas. É nas ruas que enxergamos a vontade do povo de ver a Bahia mudar mais e melhor e não voltar para o passado de atraso, com saúde sucateada, estradas esburacadas e servidores maltratados, ganhando menos que o salário mínimo”, fala.

Resultados

Na pesquisa Ibope, Paulo Souto aparece disparado na liderança com 44% das intenções de voto. Rui Costa (PT), em segundo, com 15%; Lídice da Mata com 9%, e Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. O candidato Marcos Mendes (PSOL) não pontou.

Já o instituto de pesquisa “Datanilo” aponta Paulo Souto com 41%, Rui Costa (PT) 21% e Lídice da Mata (PSB) 12%. 


Publicada no dia 27 de agosto de 2014, ás 15h19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp