Eleições

TRE começa preparação para o segunto turno

Publicado em 16/10/2012, às 08h44   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) começa, nesta terça-feira (16), os primeiros procedimentos para a realização do segundo turno em Salvador e Vitória da conquista, municípios baianos que terão segundo turno nestas eleições municipais de 2012.

Por se tratar de segundo turno, o TRE vai reativar os dados de eleitores e candidatos que já estão contidos nas urnas eletrônicas. Na próxima quinta-feira (18) as urnas das cinco zonas de Salvador começam a ser preparadas. Após a carga, é feita a lacração da urna eletrônica, para garantir a inviolabilidade dos dados contidos. 

Vai justificar?

No dia da votação, o eleitor deve entregar formulário de justificativa preenchido na sessão eleitoral mais próxima de onde estiver.
Segundo o TRE, para concluir o processo, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e o número do título. O formulário é gratuito. Ele também pode ser retirado nos cartórios eleitorais e nos locais de votação no próprio dia 28 de outubro.

O eleitor que estiver na cidade em que vota, mas não puder votar, deve procurar o cartório eleitoral onde o seu título está registrado em até 60 dias após a eleição. Lembrando que a ausência deverá ser comprovada. No caso de doença, por exemplo, um atestado médico é considerado prova, de acordo com o TRE.

Aqueles que estiverem no exterior no dia da votação devem ir até o seu cartório eleitoral até 30 dias após a entrada no Brasil. Após os prazos estabelecidos, o eleitor fica sujeito à multa.

O formulário pode ser acessado no site da Justiça Eleitoral.


Foto: UOL

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp