Eleições

Tancredo Neves:Em vídeo, candidato supostamente compra votos e distribui cerveja

Publicado em 04/10/2012, às 07h06   Caroline Gois (Twitter: @GoisCarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Mais uma denúncia sobre suposta compra de votos chegou na redação do Bocão News, na tarde desta terça-feira (2). Desta vez, o candidato a prefeito da cidade de Presidente Tancredo Neves, Moacy Pereira dos Santos (PDT), da coligação Pelo Desejo do Povo, aparece em uma gravação onde um eleitor pede ajuda para pagar as contas de 
luz e água, cujo valor total do custo é de R$ 270.
Na conversa, gravada tanto na casa do candidato quanto na sala da administração da farmácia de Moacy, a operação é realizada. Tudo é autorizado pelo pedetista. Abaixo, seguem trechos da conversa:
Conversa de Isabel (secretária de Moacy) e Tom (eleitor) ma farmácia
Tom – Foi Moacy que mandou eu passar aqui.
Isabel – Eu tava falando com Moacy agora. Era o quê?
Tom– Ele mandou eu pegar 220 reais em sua mão.
Isabel– Como é teu nome?
Tom – Tom!
Isabel – Como?
Tom – Tom!
Isabel – Tom de onde?
Tom – Da serraria!
Isabel – Deixa eu falar com ele, ele já sabe já?
Tom – Sabe!
Isabel – (fazendo ligação pra Moacy)
Isabel Lá não pega claro não?
Isabel – Ei Moacy, Tom da serraria tem alguma coisa pra pegar? - é quanto?  - Tom da serraria, ele disse que tu pediu pra ele vim aqui, é 220 reais? Tom, Tom da serraria.
Tom – O menino da casa.
Isabel – Oi, o que?
Tom – O da casa que mora perto da casa de Bira.
Isabel– O menino de perto da casa de Bira - Tom da Serraria de perto da casa de Bira – Tu conversou com ele aonde Tom?
Tom – Eu conversei com ele em casa e ontem de noite na praça
Isabel – Conversou com ele, com tu, ontem de noite na praça – Tá bom – Ei, vai lá na casa dele.
Tom – Na casa dele:
Isabel – É na casa dele por que ele ta com o dinheiro lá, viu?! 
Ligação de Moacy autorizando Isabel a fazer o pagamento
Moacy – Sim, meu filho! Isabel já sabe, deixa eu ligar pra Isabel pra te liberar logo, deixa eu ligar pra Isabel aqui viu?!
Moacy – (atende uma ligação e fala com uma pessoa de pré-nome Fortunato)
Moacy – Ô Bel, o menino da moto, ele ta aqui, veja bem, tu vai juntar, tu vai juntar R$ 270,00 viu! Como é teu nome?
Tom – Tom
Moacy – Tom, é Tom o menino da moto lá de cima da serraria.  - O da casa, quando tu tiver aí tu pode passar pra ele viu! – O recibo ta aí, da água e luz? 
Tom – Não, ta em casa.
Moacy – Não, ele vai fazer o seguinte, ele, ele vai trazer os recibos de água e luz, ne, tu vai pagar viu?!  - Bel?  - Tá me ouvindo? - É vai dar o dinheiro pra ele pagar o aluguel. - E ele vai trazer o cartão de água e luz pra tu aí, e vai dar 70 reais os recibos de água e luz, viu?! – Oi, não acredito não, é? por mim espalha, Né não, né não, ele sabe.
Tom – É o boato que ta na rua?
Moacy – É, ele tava dizendo que eu não era candidato, que o candidato era Edivanio, e não sei o que. A galera já contrabalhou tudo kkkkk deixa espalhar, viu, ta, valeu, xau xau! Agiliza aí, ele vai passar aí viu?! agiliza, xau. 
Moacy – Bom, tu vai pegar o recibo e vai dar a Isabel, que ela vai pagar na loteria mesmo, viu?! E tu vai pegar o do aluguel. Pode ir lá que daqui a meia hora tu passa la que Isabel vai dar jeito, viu!?
Mas, as denúncias contra o candidato não param por aí. Um vídeo de um dos comícios do candidato, realizado no domingo passado, mostra aliados de Pereira dos Santos dando cerveja aos eleitores, durante o evento, no centro da cidade, na Praça Wellington Nunes.


Veja o vídeo


Vídeo da distribuição da cerveja


A equipe de reportagem do Bocão News já encaminhou o material para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) para que o mesmo avalie se estes casos se confirguram como crime eleitoral.
A equipe também tentou - insistentemente, falar com o candidato Moacy, mas o telefone estava na caixa. Também foi feito o contato com um dos assessores do prefeiturável de prenome Ailton, que nos concedeu o contato de Moacy. O Bocão News também tentou entrar em contato com o presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, para comentar o assunto, mas não obtivemos êxito.



Vídeo da conversa entre Moacy, Tom e Isabel


Matéria originalmente publicada às 18h13 do dia 02 de outubro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp