Eleições

Exclusivo: "Com indiretas ou não continuo no páreo"

Imagem Exclusivo:  "Com indiretas ou não continuo no páreo"
Prefeito de Candeias fala sobre ação do TSE   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/08/2012, às 16h17   Caroline Gois (twitter: goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp


Uma notícia movimentou o cenário político de Candeias, cidade localizada a 46km da capital baiana, na noite desta segunda-feira (27).

O Ministro Marco Aurélio de Melo ordenou a suspensão do ato que empossou o vereador Francisco Silva da Conceição (PMDB), o Sargento Francisco, no cargo de prefeito da cidade de Candeias. O ministro determina a imediata realização de eleições indiretas para preenchimento do cargo no município com base no mandado de segurança n° 79228, proferido pelo Tribunal Superior Eleitoral no final da tarde de hoje.

"Recebemos a informação com certa surpresa", revelou Sargento Francisco, com exclusividade, à equipe de reportagem do Bocão News. Segundo ele, é previsto no acordo que deve ser cumprido o que se descreve na Lei Orgânica do município. "A Lei Orgânica de Candeias não prevê indiretas", afirmou.

Para o presidente da Câmara, independente da decisão que seja tomada, ele permanece no cargo até dezembro. "Continuo prefeito e irei exercer as minhas funções até que isto seja decidido. Mas, iremos recorrer", disse. Ainda conforme o pemedebista, a decisão partiu após um mandato de segurança movido pelo PSD. "Acredito que tudo termine de forma tranquila. Com indiretas ou não, continuo no páreo", ressaltou.

O vereador Sargento Francisco (PMDB) tomou posse no cargo de prefeito de Candeias em junho deste ano, em cumprimento da decisão da justiça eleitoral que, após ter cassado os mandatos da prefeita Maria Maia (PMDB) e seu vice Antonio Raimundo dos Santos (PT), que determinou ao presidente da Câmara a assumir a gestão da cidade.

Diante da determinação judicial constante no mandado de notificação da excelentíssima juíza eleitoral de Candeias, que remete a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia TRE-BA), no recurso eleitoral nº 136172, que ocasionou a cassação dos mandatos da prefeita e seu vice, e após a revogação da mesma, dada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da liminar que mantinha Maria Maia no cargo de prefeita, Sargento Francisco assumiu a Prefeitura Municipal passando o seu posto de presidente da Câmara para a sua então vice vereadora Maribel Brasil (PSB).

A equipe de reportagem do Bocão News tentou insistentemente entrar em contato com O advogado dos candidatos do PMDB de Candeias, Ademir Ismerim, e com o presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima, mas não obteve êxito.

Matéria originalmente publicada às 23h08 do dia 27/08.


Foto: Bahia Todo Dia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp