Eleições

PV tem o melhor aproveitamento na eleição de vereador em Salvador

Publicado em 10/10/2016, às 17h43   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Levantamento feito pelo Bocão News com dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, apesar do PTN ter lançado o maior número de candidatos a vereador de Salvador - 65 no total -, o DEM ter eleito a maior bancada partidária - seis representantes - e também ter recebido mais votos válidos e de legenda, 172.868 no primeiro quesito e 67.852 no segundo, o partido que obteve o melhor aproveitamento das eleições foi o PV.

Quando são levadas em conta as proporções de candidatos que concorreram com o número de eleitos, os verdes conseguem emplacar um aproveitamento de 25%, pois lançaram 16 postulantes e conseguiram êxito com quatro. São eles: Carballal (PV), Paulo Magalhães Jr. (PV), Sabá (PV) e Marcelle Morares (PV). Juntos os políticos somaram 40.470. O partido, por si só, arrebanhou, no total, 59.181 votos válidos.

O partido companheiro do PV na coligação proporcional foi o Solidariedade que só conseguiu 2% de rendimento. Dentro da chapa, os verdes lançaram 16 candidatos e o SD emplacaram 51 concorrentes e tiveram um total de 80.438 votos válidos.   

Quem ficou em segundo no ranking de aproveitamento foi o PMB que lançou cinco candidatos e elegeu um. Em seguida vem o DEM com 15,8%, depois o PRB com 13,6%, o PT com 11,5% e o PCdoB com 10,5%. O restante das siglas não atingiu a marca de 10% ou mais de proveito.

As siglas que tiveram 0% de rendimento no pleito soteropolitano foram PEN, PTC, PR, PRP, PROS, PP, PPL, PMN, REDE, PSDC, PRTB, PTdoB, PSTU.

Matérias relacionadas:
Paulo Câmara foi o vereador reeleito de Salvador que mais ampliou votos
Salvador: bancada evangélica cresce na Câmara Municipal
Três dos quatro ex-vereadores de Salvador eleitos conseguiram ampliar votação
Veja quais foram os 43 vereadores de Salvador eleitos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp