Eleições

Conheça as propostas para emprego e renda dos candidatos a prefeito de Salvador

Publicado em 27/09/2016, às 18h33   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

Em Salvador, o número de pessoas que perderam o emprego, no segundo trimestre de 2016, é o maior do país. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para mudar esse índice, os sete candidatos à prefeitura prometem ações como a estimulação do empreendedorismo, a regularização dos ambulantes, a ampliação do SIMM e a realização de concursos públicos. As propostas fazem parte do plano de governo de cada candidato e foram protocolados no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

O atual prefeito e candidato a reeleição, ACM Neto (DEM), pretende valorizar o trabalho informal e o trabalho autônomo, cadastrar e regularizar os ambulantes. Além disso, ele quer a construção e revitalização dos mercados públicos, a instalação de novos camelódromos e do SIMM DIGITAL, um sistema de intermediação online onde os trabalhadores autônomos farão o seu cadastro e os interessados nos serviços vão encontrá-los pela internet.

A candidata do PCdoB, Alice Portugal, quer a criação de um sistema municipal de economia solidária, com a implantação de um centro de difusão da cultura cooperativa. Alice propõe a criação de centros públicos de economia solidária; ampliação do SIMM – Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra; criação do CISTE (Comissão Intersetorial de saúde do Trabalhador) e do CEREST (Centro de Referência Especializado em saúde do Trabalhador).

A vice-prefeita da capital baiana, Célia Sacramento (PPL), quer adotar como medida para a geração de emprego e renda, o plano de Incentivo de Redução Tributária para Pequenos e Médios Empresários e para os empreendedores individuais. Além disso, ela busca a inserção da temática empreendedorismo nas escolas, o incentivo às cooperativas de trabalho através de parcerias com o poder público e a realização de concurso público para suprir vagas nas áreas de saúde, educação, cultura e gestão.

Antigo titular da pasta Municipal de Urbanismo (SUCOM), na administração de João Henrique, o agora candidato à prefeitura, Cláudio Silva (PDT), quer o aumento de programas de qualificação profissional, a realização quadrienal de censo empresarial do município, a implantação de políticas públicas de incentivo e absorção da mão de obra local para execução de obras públicas, a criação de um Catálogo Empresarial de Salvador, além da implantação de polos de aglomeração produtiva e logística, em articulação com os governos federal e estadual.

Em seu plano de governo, o candidato do PRTB, Rogério Da Luz, descreveu as atividades que pretende realizar como: geração de emprego e renda.

O candidato do PSOL, Fábio Nogueira, propõe a descentralização da política de abastecimento, o incentivo as feiras livres e sacolões, a criação de centrais regionais em várias regiões da cidade. Além disso, Nogueira pretende extinguir o “rapa” e criar o programa Ruas 24 horas para incentivo ao pequeno e médio comércio.

Candidato à prefeitura de Salvador pelo PDT, o Pastor Sargento Isidório pretende apoiar os microempreendedores, através de atividades educacionais, em convênio com a UFBA e o Governo do Estado. Incentivar os agricultores familiares para o cultivo de hortas e criação de animais de pequeno porte, estimular a criação de polos de empreendimentos da economia criativa, estimular a organização de redes de empreendimentos econômicos solidários, além da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho público e privado.

Publicada originalmente dia 26/09/2016, às 19h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp