Eleições

Conheça as propostas para mobilidade dos candidatos a prefeito de Salvador

Publicado em 16/09/2016, às 16h00   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

Em Salvador, a mobilidade urbana é hoje um dos maiores problemas enfrentados pela população. Os sete candidatos ao cargo de prefeito da capital baiana afirmam que farão intervenções e investimentos necessários com objetivos semelhantes. As promessas vão desde a redução do trânsito e dos semáforos a rever a política de multas, reformar e criar novas passarelas, implantar o BRT. As propostas fazem parte do plano de governo de cada candidato e foram protocolados no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
O atual prefeito e candidato à reeleição pelo Democratas (DEM), ACM Neto, quer implantar o BRT LAPA-IGUATEMI e estender o programa até os bairros do Itaigara e Pituba.  Ampliar o programa SALVADOR VAI DE BIKE, implantar a ligação Mata Escura – BR-324,  requalificar a Avenida Aliomar Baleeiro, pavimentar e drenar do bairro de São Cristovão, além da ligação de Pau da Lima com a Avenida Gal Costa.
Candidata do PCdoB, Alice Portugal quer implantar corredores exclusivos de ônibus, informatizar os pontos de ônibus com estimativa de chegada e listagem de linhas, ampliar a frota durante período noturno, realizar a integração tarifaria do sistema de transporte municipal e metropolitano e desenvolver estudos para implantação da Tarifa Social Zero, para estudantes da rede pública, beneficiários do Bolsa família, e desempregados. 
A vice prefeita de Salvador e candidata do PPL para comandar a administração municipal, Célia Sacramento quer reformar e construir escadarias para os bairros em que há difícil acesso em decorrência do relevo, criar bolsões de estacionamento em várias regiões de Salvador, implantar mais passarelas, espalhar pela cidade placas de sinalização com os principais idiomas (português, inglês, espanhol e libras). O transporte público gratuito para desempregados também é um viés da candidata.  
Titular na pasta Municipal de Urbanismo (SUCOM), na administração de João Henrique, o agora candidato à prefeitura, Cláudio Silva (PDT), quer a integração viária de bairros e localidades municipais, a implantação de linhas alternativas de acesso ao metrô em localidades de alta densidade como: Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário, São Caetano e Liberdade e a elaboração e implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
Pelo PSOL, Fábio Nogueira quer, assim como Alice e Célia, o estudo e a implantação da Tarifa Zero nos ônibus para estudantes e desempregados. O candidato é a favor do Uber e pede o estabelecimento de uma nova política de transporte que elimine a concorrência entre o novo sistema de transporte e os taxistas. Além disso, Nogueira pretende rever o PDDU e a LOUOS e proibir que parentes do prefeito, do vice prefeito e dos secretários concorram a licitações
Em sua quinta candidatura, a segunda como prefeito, Rogério Da Luz (PRTB), quer, caso eleito, cancelar todas as multas por sistemas eletrônicos e  a desativação dos mesmos, o fim da zona azul e o cancelamento dos alvarás para o fim da cobrança de estacionamento em shopping.
Candidato à prefeitura de Salvador pelo PDT, o Pastor Sargento Isidório pretende colocar ar-condicionado nos transportes coletivos, criar uma Rede Municipal da Acessibilidade (trânsito e transporte), que englobe pedestres, ciclistas, motociclistas, transporte coletivo, veículos particulares e de serviço, ampliar a construção de passarelas, além de criar linhas de crédito para moto taxistas.
Matéria relacionada:

Conheça as propostas para a Educação dos candidatos a prefeito de Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp