Eleições

“Maior desafio é manter partidos unidos”, avalia ACM Neto sobre escolha de vice

Publicado em 29/07/2016, às 09h02   Luiz Fernando Lima / Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

Pressionado por diversos partidos que integram a sua base de apoio, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), garantiu que o maior desafio na escolha do pretenso candidato a vice na chapa encabeçada por ele na eleição deste ano é “manter os partidos unidos no dia seguinte”. Em conversa exclusiva com o Bocão News, na tarde desta quinta-feira (28), Neto afirmou que os nomes apontados para o cargo estarão com ele, “pois integram uma mesma família”.

“O que importa é que no dia seguinte ao desfecho desse processo é que todos têm de estar juntos. E é por isso que tenho toda paciência e conversado várias vezes. A política é a arte da conversa. Esse é o meu propósito. Sei que as pessoas envolvidas e lembradas estão juntas, com certeza. Todos integram uma mesma família. O meu desafio é manter os partidos”, indicou.

Ainda de acordo com o prefeito, o escolhido seria revelado no início da semana que vem. No entanto, as diversas agendas dos líderes partidários fizeram com que a decisão seja adiada – podendo ficar para o dia da convenção do DEM, no dia 5 de agosto. “O meu desejo inicial era anunciar até o começo da próxima semana, segunda ou terça. Mas, como Geddel viaja e só chega no domingo e na segunda e terça outras lideranças vão viajar - o próprio Marcos Pereira (PRB) não vai estar no Brasil -, então eu vou esgotar toda possibilidade de diálogo. Está muito provável que a decisão saia no dia 4 ou mesmo na convenção”, apontou. 

Para o demista, a “pressão” dos partidos políticos é uma fase já prevista no processo. Segundo ele, “não tem nada fora do script”. “Não tem nada fora do script que eu desenhei desde o começo deste processo. Eu tomei a decisão lá atrás de que faria um debate amplo, de que não decidiria sozinho, de que faria uma conclusão no campo da política. Se eu quisesse ter escolhido para depois validar, o processo seria diferente, mas não foi a minha opção e estou muito seguro da minha escolha”, asseverou.

RELAÇÃO COM PRB – Para o prefeito da capital baiana, não há desgaste com o PRB. Na noite desta quarta-feira (27), Neto esteve em reunião com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Pereira – presidente do PRB. A conversa, segundo o gestor, foi “bastante produtiva e tranquila”. “Reunião muito boa, num clima construtivo, minhas conversas com PRB, sejam de Brasília ou aqui, sempre foram em clima positivo e tranquilo. Não posso me queixar hora nenhuma da forma que as conversas são conduzidas. Eu não tenho do que reclamar”, garantiu.

Para o prefeito, as ameaças de debandada da base, muitas vezes conhecidas pela imprensa, são formas de “vender audiência” de alguns veículos de comunicação. “É normal, isso vende audiência. No meu caso, estou muito à vontade e tranquilo. O processo tem data para acabar, não estaria se não tivesse. Vai acabar daqui há uma semana”, afirmou, ao completar que “não perde o sono” por conta da construção da chapa. “Outras coisas podem tirar o meu sono, menos isso. Não estou nem um pouco ansioso”.

CRITÉRIOS DE ESCOLHA – Em conversa com o Bocão News, o prefeito afirmou que não quer criar “traumas” com a escolha do vice. Porém, caso nenhum nome seja consenso entre os mais de 15 partidos que o apoiam, uma decisão será tomada. “Eu tomei como decisão ao longo desta semana foi que essa escolha não está apenas entre PMDB e PRB, tanto que já ouvi pelo menos dez partidos. Aí, agora eu estou ampliando as consultas, ouvindo opinião de lideranças, de vereadores, consultando pessoas que trabalham comigo, que estiveram conosco ao longo do tempo. O nome escolhido tem que ser o que possa expressar o desejo político da nossa base”, explicou.

Apesar da tranquilidade, o prefeito vislumbra um cenário de imposição. “Tomarei a decisão [se for preciso]. Jamais deixei de tomar decisões e essa não seria uma. O que vai me fazer tomar decisão não é preferência pessoal, partidária, mas o meu sentimento político do que pode representar mais a vontade do grupo”, finalizou.

Publicada no dia 28 de julho de 2016, às 17h42

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp