Política

Eleição reduz número de partidos na Câmara e dá início à temporada de fusões

ARQUIVO / AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS
Casa só terá 19 representações partidárias, o menor número desde 2002  |   Bnews - Divulgação ARQUIVO / AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS

Publicado em 10/10/2022, às 06h52 - Atualizado às 06h54   Redação



Na próxima legislatura, a Câmara dos Deputados passará a contar com 19 representações partidárias, o menor número desde 2002. Na última eleição proporcional, em 2018, foram 30 legendas. Com o novo número, as agremiações devem iniciar uma temporada de fusões.

Segundo informações do o Globo, o Solidariedade e o PROS decidiram se fundir e formar um novo partido, que manterá o nome Solidariedade. PP e União Brasil podem construir uma nova sigla que será a fiel da balança para a governabilidade.

Com a fusão de Solidariedade e PROS, serão 18 representações na Casa. Neste ano, seis partidos elegeram deputados, mas não passaram nos critérios da cláusula de barreira e não terão acesso ao fundo partidário e nem tempo de televisão na próxima eleição. São eles: PSC, Patriota, Solidariedade, PROS, Novo e PTB. Por isso, a maioria dessas legendas também já deu início a tratativas para se unir a outras maiores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags