Economia & Mercado

Investimentos estrangeiros em infraestrutura no Brasil encolhem, diz estudo

Publicado em 06/11/2016, às 07h59   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O investimento estrangeiro em projetos de infraestrutura no Brasil vem encolhendo e passaram a representar uma fatia minoritária do total dos projetos de infraestrutura anunciados no país, segundo estudo da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), a partir de dados do Banco Mundial e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Conforme o G1, o levantamento afirma apenas 29% dos investimentos em projetos de infraestrutura anunciados desde 2014 foram realizados por empresas de capital estrangeiro. Em 2011, a participação foi de 55% e, em 2013, chegou a 68%. Ainda conforme o G1, "o investimento direto em infraestrutura vem caindo nos países emergentes, em especial na  América Latina", afirma Luis Afonso Lima, presidente da Sobeet, citando o ambiente de recessão e as atraentes taxas de juros brasileiras como um obstáculo adicional para o ingresso de capital externo com foco em projetos de longo prazo.
De acordo com dados do Banco Mundial, os investimentos estrangeiros encolheram 44% entre os anos de 2012 e 2015. Na América Latina, a queda foi ainda mais intensa, de 58% – de um total de US$ 94 bilhões em 2014 para US$ 40 bilhões em 2015.
Em 2012, o Brasil chegou a ser o 4º país que mais recebeu ingresso de investimento estrangeiro no mundo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp