Economia & Mercado

Depois do susto, o alívio

Imagem Depois do susto, o alívio
JAC Motors pressiona e governo se movimenta  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/08/2012, às 07h42   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Depois da ameaça dos diretores da JAC Motors de cortar os investimentos no Brasil, principalmente na Bahia, o governador Jaques Wagner se movimentou e conseguiu a confirmação do decreto que reduz o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para as indústrias automotivas que estão instalando fábricas no Brasil.

Em nota enviada à imprensa na tarde desta quarta-feira (1), a prefeitura de Camaçari afirma que a decisão da presidente Dilma Roussef foi recebida com grande comemoração em todos os setores da sociedade de Camaçari.
O decreto, segundo a presidente, será baixado ainda na primeira quinzena deste mês, e garante a continuidade da construção, no Município, da primeira unidade da JAC Motors no Brasil.

Empresários, trabalhadores, técnicos e dirigentes do pólo industrial, além de representantes do alto escalão do governo municipal destacam a importância da ampliação do pólo automotivo, com a chegada da JAC Motors, para o fortalecimento da economia do Município, da Região Metropolitana, do Nordeste e de todo o Brasil.

Também parabenizam o governador Jaques Wagner e o prefeito Luiz Caetano pela rapidez na resolução do caso junto à presidenta Dilma Rousseff.

Na segunda-feira (30) passada, a direção da JAC Motors anunciou a suspensão do plano de expansão das concessionárias no Brasil e a paralisação da obra de construção da fábrica em Camaçari, até que o governo federal efetive o compromisso assumido no início do ano, de baixar decreto reduzindo o IPI.

A indústria chinesa se queixa de pagar índice de 36,5%, enquanto as montadoras instaladas no país são taxadas em 6,5%. Logo no dia seguinte, terça-feira (31), em uma rápida articulação, o governador manteve audiência com a presidenta, que tranquilizou a Bahia e Camaçari confirmando que o decreto será baixado impreterivelmente em agosto.

O prefeito Luiz Caetano, que acompanhou de perto, em Brasília, a audiência de Jaques Wagner com Dilma Rousseff, é um dos que mais festejam a confirmação da JAC Motors no Município. Ele ressalta a importância de reforçar a economia regional perante uma conjuntura internacional marcada por grave crise financeira e lembra que o fortalecimento do mercado interno tem sido a alternativa bem sucedida do governo federal no enfrentamento das turbulências na economia mundial.

O presidente da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento, disse que a chegada da JAC Motors representa mais crescimento não apenas para a indústria, mas também para os setores do comércio e serviços. “A ampliação do pólo automotivo significa mais empregos, mais renda, mais negócios e mais receita para a administração municipal investir na cidade. Todos saem ganhando”.

O Sindicato dos Metalúrgicos, garante o presidente Júlio Bonfim, está “atento ao desenrolar dos acontecimentos” e a entidade se movimenta para assegurar a qualificação da mão-de-obra local, de forma a permitir que a população de Camaçari possa ser beneficiada com a abertura dos novos postos de trabalho.

A construção da fábrica da JAC na Bahia, uma conquista fruto do trabalho articulado entre o governo do Estado e a Prefeitura de Camaçari, representa um investimento de R$ 900 milhões. A previsão é produzir 100 mil veículos por ano, com a geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.

As informações são da prefeitura de Camaçari

Fotos: Gilberto Júnior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp