Política

Deputado baiano "justifica" voto polêmico de Jaques Wagner

Joilson César / BNews
Por 52 votos a 18, a PEC foi aprovada e o senador causou polêmica ao anunciar o voto  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 27/11/2023, às 11h19   Daniel Serrano e Daniela Pereira



O deputado federal, Valmir Assunção (PT), 'justificou' o voto polêmico do senador Jaques Wagner, favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que limita os poderes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).  

Por 52 votos a 18, a PEC foi aprovada e o senador causou polêmica ao anunciar o voto. "O governo entende que essa é uma matéria entre o Legislativo e Judiciário e o governo não vai firmar posição. Agora, não falo como líder do governo e entendo que Vossa Excelência (Rodrigo Pacheco) e o senador Oriovisto Guimarães (autor da PEC) movimento de minimizar as diferenças que fizeram parecer se tratar de uma interferência no Supremo (STF). O meu voto será sim", disse Wagner.

Apesar do racha provocado no partido, que teria sido orientado a votar 'não', o deputado disse que o ex-governador tem autonomia para escolher o voto na Casa Legislativa. "Eu acredito que ele, enquanto líder do governo, tem autonomia para debater esse assunto, até porque a maioria do Senado votou sim. Como ele tem sintonia com a maioria dos senadores, votou sim também. Lógico que na Câmara a tendência do PT é votar 'não' ate porque a Gleisi (presidente nacional) tinha falado sobre isso e nós do PT vamos seguir a orientação", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp