Política

Deputada baiana reage as declarações xenofóbicas de parlamentar gaúcho; confira

Reprodução/Instagram @mauriciomarcon
Parlamentar gaúcho, Mauricio Marcon (Podemos) comparou a Bahia com o Haiti: "sujo"  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @mauriciomarcon

Publicado em 08/02/2023, às 13h28 - Atualizado às 13h36   Yuri Abreu



Uma deputada federal baiana reagiu às declarações xenofóbicas proferidas pelo parlamentar Maurício Marcon (Podemos-RS), que comparou a Bahia com o Haiti, considerado um dos países mais pobres da América Latina.

A declaração do podenista foi dada durante uma live na última segunda-feira (6) - veja vídeo abaixo. Na oportunidade, ao comparar o estado com a nação caribenha, ele disse que a Bahia é "suja e pichada". 

O comentário veio como forma de crítica, após citar a votação expressiva que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu durante as eleições presidenciais.

“A gente [ele e a esposa] ‘teve’ lá na Bahia. Assim, é um Haiti. Não tem explicação. É uma pobreza, tudo pichado, sujo. E era uma área turística. A gente fica imaginando onde não é [turístico]”, disse o parlamentar.

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado disse ainda que a pobreza no Nordeste é causada por políticos que têm por objetivo angariar votos: "Se o Brasil tivesse uma educação melhor, com renda melhor, o Lula não seria presidente. O interesse desses políticos é que continue ruim".

Em uma rede social, a também deputada federal e presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata, disse que as falas do congressista gaúcho são "estarrecedoras e lastimáveis" ao afirmar que providências serão tomadas contra Marcon.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp